Videoconferência

Diálogos entre saberes, memória e luta pela terra: os casos de Brasil e Portugal

29 de abril de 2014, 17h00

Sala de Vídeoconferência da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra

Resumo

Esta iniciativa tem como objetivo proporcionar o diálogo em torno das lutas pela reforma agrária no Brasil e em Portugal, tendo com impulso comum a soberania alimentar. A discussão será concebida no formato de videoconferência, de modo a possibilitar a participação virtual de outras, universidades envolvidas com a Jornada, acampamentos, assentamentos e demais interessados.

A ideia é que os debates sejam realizados por dois acadêmicos engajados na luta pela questão agrária, um de Portugal, Pedro Hespanha do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, e um do Brasil, Allene Carvalho Lage, da Universidade Federal de Pernambuco; e dois militantes dos movimentos agrários de seus respetivos países. Ainda aguardamos a confirmação do nome do Representante da Confederação Nacional da Agricultura e da Via Campesina em Portugal. Como representante do MST pensamos em dois nomes, o de Nivia Regina ou o de Marina Santos, de forma a contemplar a questão de gênero e a imprescindível participação das mulheres na história de luta do MST.

Notas biográficas

- Pedro Hespanha (intelectual militante português). Sociólogo. Professor da Faculdade de Economia de Coimbra e Membro Fundador do Centro de Estudos Sociais. Coordenador do Programa de Mestrado "Políticas Locais e Descentralização. As Novas Áreas do Social". Tem investigado e publicado nas áreas dos estudos rurais, políticas sociais, sociologia da medicina, pobreza e exclusão social  Coordena o Grupo de Estudos sobre Economia Solidária (ECOSOL/CES)
- Alfredo Campos (Confederação Nacional da Agricultura e da Via Campesina em Portugal)
- Allene Carvalho Lage (intelectual militante brasileira) Pós-doutora em Educação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2012). Doutora em Sociologia pela Universidade de Coimbra (2006). Mestre em Administração Pública pela Fundação Getulio Vargas - RJ (2001). Graduada em Administração - Faculdades Integradas Anglo Americano - RJ (1993). Desde março de 2006 é Professora Adjunta da Universidade Federal de Pernambuco / Centro Acadêmico do Agreste (Caruaru).
- Jaime Amorim (MST Brasil)