«Última Ceia» de Hodart: Recriação 3D in Situ

3 de fevereiro de 2022, 18h00

Sala do Capítulo e Sala da Cidade dos Paços do Concelho de Coimbra

Apresentação

A “Última Ceia” é um notável conjunto de esculturas de terracota à escala natural, realizadas entre 1530 e 1534 por Hodart, escultor de origem francesa contratado por Frei Brás de Braga Reformador dos Cónegos Regrantes. Após a supressão das Ordens Religiosas, o conjunto sofreu várias vicissitudes, que levaram à quase destruição total das peças, recentemente (e parcialmente) restauradas pelo Museu Nacional de Machado de Castro, onde se encontram hoje expostas.

Será apresentada uma projeção VideoMapping 3D de reconstituição de uma hipotética disposição original da Última Ceia, na parede nascente do antigo refeitório de Santa Cruz, na abertura emparedada do espaço (hoje desaparecido) onde o conjunto se localizava originalmente. A apresentação incluirá ainda uma explanação sobre a história do conjunto e um “making of” da reconstituição proposta.

Notas biográficas

Ana Alcoforado é, desde abril de 2021, Provedora para a Inclusão e Cidadania da Direção Geral do Património Cultural (DGPC). Foi Diretora do Museu Nacional de Machado de Castro (MNMC), entre 2008 e 2021. Nessa qualidade, colaborou na elaboração do Programa para a Requalificação e Ampliação do MNMC, no acompanhamento do referido Projeto e coordenou o novo Projeto Expositivo do Museu, que reabriu em 2012. Promoveu, com sucesso, a candidatura da intervenção de Conservação e Restauro do conjunto escultórico ‘Ultima Ceia’ de Hodart a Melhor Intervenção de C&R (APOM 2012). Foi Vice-Presidente do Conselho Geral de Museus (2019-2021).

Vítor Murtinho é Professor Catedrático no Departamento de Arquitetura e investigador no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. Foi Diretor do Darq (2004-2006), Vice-Presidente e Subdiretor da FCTUC (2002-2011) e Vice-Reitor da Universidade de Coimbra (2011-2019). Os seus interesses de investigação versam a Geometria, Teoria e História da Arquitetura, Sustentabilidade e Reabilitação de Edifícios.

Rui Lobo é Professor no Departamento de Arquitetura e Investigador no Centro de Estudo Sociais (CES) da Universidade de Coimbra. É autor de vários livros e artigos no campo da teoria e história da arquitetura dos séculos XVI a XVIII, publicados em Portugal e no estrangeiro, englobando a arquitetura portuguesa, a arquitetura universitária e a arquitetura dos Jesuítas. É, desde 2018, o Investigador Principal do Projeto Santa Cruz, projeto FCT 30704.

Mauro Costa Couceiro é Investigador-Colaborador do Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra e tem lecionado e desenvolvido investigação em torno de analogias entre a Biologia, a Arquitetura e o Design, em particular na interação de processos analógicos e digitais e suas aplicações tecnológicas. Doutorado pela Universitat Internacional de Catalunya é, desde 2018, Co-Investigador Principal do Projeto Santa Cruz.