Modelo 3D do Mosteiro de Santa Cruz em 1834

12 de fevereiro de 2022, 15h00

Sala do Capítulo, Mosteiro de Santa Cruz

Enquadramento

Nesta sessão será apresentado o modelo 3D de reconstituição do mosteiro em 1834 e será explicado o modo como foi elaborado ao longo do Projeto SANTACRUZ. Revisitaremos as grandes fases de edificação do mosteiro, com o apoio de Maria de Lurdes Craveiro, Professora da Faculdade de Letras. Revisitaremos também, guiados por Alexandre Ramires, as numerosas campanhas fotográficas realizadas na segunda metade do século XIX, e que constituíram fonte inestimável para o modelo. No final será realizado um percurso guiado por uma série de hotspots estrategicamente colocados nas antigas dependências monásticas e espaços envolventes, onde os participantes poderão confrontar a realidade atual com a situação correspondente em 1834, com recurso a QR Codes a serem lidos pelos Smartphones e Tablets dos participantes.

Notas biográficas

Rui Lobo é Professor no Departamento de Arquitetura e Investigador no Centro de Estudo Sociais (CES) da Universidade de Coimbra. É autor de vários livros e artigos no campo da teoria e história da arquitetura dos séculos XVI a XVIII, publicados em Portugal e no estrangeiro, englobando a arquitetura portuguesa, a arquitetura universitária e a arquitetura dos Jesuítas. É, desde 2018, o Investigador Principal do Projeto Santa Cruz, projeto FCT 30704.

Mauro Costa Couceiro é Investigador-Colaborador do Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra e tem lecionado e desenvolvido investigação em torno de analogias entre a Biologia, a Arquitetura e o Design, em particular na interação de processos analógicos e digitais e suas aplicações tecnológicas. Doutorado pela Universitat Internacional de Catalunya é, desde 2018, Co-Investigador Principal do Projeto Santa Cruz.

Maria de Lurdes Craveiro é Professora Associada com Agregação na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e Académica Correspondente da Academia Nacional de Belas Artes. Doutorada em História da Arte pela FLUC (2002) e docente, desde 1988, no Instituto de História da Arte desta Faculdade. Conta com mais de uma centena de trabalhos científicos publicados em Portugal, Espanha, Bélgica, Itália, Brasil e EUA, abrangendo o exercício de revisão conceptual em História da Arte, as questões patrimoniais ou os domínios da pintura, da escultura e da arquitetura desde os finais da Idade Média ao período neoclássico. É, desde abril de 2021, Diretora do Museu Nacional de Machado de Castro.

Alexandre Ramires é professor de Ciências Físico-Químicas na Escola Secundária de Infanta D.Maria em Coimbra. Lecionou as cadeiras “História da Fotografia” e “Géneros Fotográficos” da Licenciatura em Estudos Artísticos na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Dirigiu a Imagoteca Municipal de Coimbra. Foi coordenador do Arquivo de Fotografia do Porto do Centro Português de Fotografia. Concebeu e executou várias exposições sobre a fotografia e a história portuguesa dos séculos XIX e XX. Desenvolve investigação sobre a História da Fotografia em Portugal e especialmente em Coimbra, área em que tem sido autor de várias publicações.

Miguel Alberto é Mestre em Arquitetura pelo DARQ-FCTUC. Realizou a sua tese de mestrado sobre Ferramentas Digitais Contemporâneas na Investigação em História da Arquitetura, defendida em setembro de 2020, no âmbito do Projeto Santa Cruz. Foi bolseiro do Projeto Santa Cruz em 2020 e 2021, tendo desenvolvido, em grande medida, o modelo 3D de reconstituição do Mosteiro de Santa Cruz no ano de 1834.