Visitas Guiadas

Percurso pelo Mosteiro de Santa Cruz em 1834

19 e 26 de fevereiro, 5, 12, 19 e 26 de março, 2 de abril (15h00) | 2022

Mosteiro de Santa Cruz (Coimbra)

Apresentação

As visitas guiadas terão como ponto de partida a porta da Sala da Cidade, e seguirão um percurso de sete hotspots estrategicamente colocados ao longo da antigas dependências monásticas e espaços envolventes, onde os participantes poderão confrontar a realidade atual com a situação correspondente em 1834, com recurso a QR Codes a serem lidos pelos Smartphones e Tablets dos participantes.

As visitas organizadas obrigam os/as interessados/as a marcar a sua presença até às 12h00 do dia da visita através do envio de email para visitasprojetosantacruz@gmail.com

Responsáveis

Rui Lobo
é Professor no Departamento de Arquitetura e Investigador no Centro de Estudo Sociais (CES) da Universidade de Coimbra. É autor de vários livros e artigos no campo da teoria e história da arquitetura dos séculos XVI a XVIII, publicados em Portugal e no estrangeiro, englobando a arquitetura portuguesa, a arquitetura universitária e a arquitetura dos Jesuítas. É, desde 2018, o Investigador Principal do Projeto Santa Cruz, projeto FCT 30704.

Mauro Costa Couceiro é Investigador-Colaborador do Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra e tem lecionado e desenvolvido investigação em torno de analogias entre a Biologia, a Arquitetura e o Design, em particular na interação de processos analógicos e digitais e suas aplicações tecnológicas. Doutorado pela Universitat Internacional de Catalunya é, desde 2018, Co-Investigador Principal do Projeto Santa Cruz.

António Monteiro é atualmente docente convidado no departamento de Arquitetura da FCTUC. Foi docente no Departamento de Arquitetura e Paisagem da Escola Universitária Vasco da Gama, em Coimbra. Lecionou Animação 3D no curso de Arte e Design da Escola Superior de Educação de Coimbra. Colabora regularmente com profissionais e organizações nas áreas de Arquitetura, Desenho e Design. Foi bolseiro de investigação no Projeto Santa Cruz entre 2019 e 2020. Nos tempos livres dedica-se à arte digital, urbana e temáticas alternativas, elaborando diversas propostas para exposições e atividades artísticas.

Miguel Alberto é Mestre em Arquitetura pelo DARQ-FCTUC. Realizou a sua tese de mestrado sobre Ferramentas Digitais Contemporâneas na Investigação em História da Arquitetura, defendida em setembro de 2020, no âmbito do Projeto Santa Cruz. Foi bolseiro do Projeto Santa Cruz em 2020 e 2021, tendo desenvolvido, em grande medida, o modelo 3D de reconstituição do Mosteiro de Santa Cruz no ano de 1834.