Apresentação + Debate

5 de fevereiro de 2022, 15h00

Sala do Capítulo e Sala da Cidade dos Paços do Concelho de Coimbra

Apresentação

A apresentação Projetos para o Mosteiro: Propostas em Debate, será conduzida por Rui Lobo e João Mendes Ribeiro e terá a participação de estudantes finalistas do Departamento de Arquitetura da Universidade de Coimbra, que explanarão os seus projetos para a instalação de um núcleo museológico e interpretativo no antigo Mosteiro de Santa Cruz e área envolvente. Opções comuns são a recriação contemporânea do claustro em redor da Fonte da Manga (eliminando ou reaproveitando o antigo edifício dos Correios) e a recriação de um elemento vertical, de referência urbana, no local da antiga Torre dos Sinos, demolida em 1935. No final, os arquitetos convidados Gonçalo Byrne (Presidente da Ordem dos Arquitetos) e Luís Miguel Correia (Diretor do DARQ-FCTUC) comentarão criticamente as pospostas, a que se seguirá uma intervenção do Presidente da Câmara de Coimbra, José Manuel Silva.

Intervenientes

Gonçalo Byrne é um dos mais conceituados arquitetos portugueses, com inúmeras obras realizadas e publicadas em Portugal e no estrangeiro. Em Portugal salienta-se a Torre de Controlo Marítimo da APL em Algés ou a reabilitação do Mosteiro de Alcobaça e espaço urbano envolvente. Em Coimbra, destaca-se a reabilitação do Museu Nacional de Machado de Castro. Recebeu igualmente importantes distinções e prémios. Foi Professor Convidado nas Universidades de Coimbra, Lausanne, Veneza, Mendrisio, Lovaina, Harvard e Pamplona. É atualmente, e desde junho de 2020, o novo Presidente de Ordem dos Arquitetos.

José Manuel Silva formou-se em Medicina pela Universidade de Coimbra em 1983. É Doutor pela mesma Universidade, desde 1998, e Professor da Faculdade de Medicina, tendo sido Pró-Reitor da UC em 2003-2004. É autor e co-autor de vários trabalhos científicos apresentados ou publicados em congressos ou revistas nacionais e internacionais. Foi Presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos, entre 2005 e 2010, e Bastonário da Ordem dos Médicos entre 2011 e 2016. É atualmente, e desde 2020, Presidente da Câmara Municipal de Coimbra.

Luís Miguel Correia é Professor Auxiliar no Departamento de Arquitetura da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (DARQ-FCTUC), onde, desde 2021, exerce o cargo de Diretor. É investigador integrado do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS20). Licencia-se no DARQ-FCTUC e perfaz o Mestrado em Ciências da Construção pelo Departamento de Engenharia Civil da FCTUC. Obtém o grau de Doutor, na área de Teoria e História da Arquitetura, pela Universidade de Coimbra. É autor e coautor de diversos artigos e comunicações, com particular interesse de investigação concedido aos monumentos nacionais e à relação que tais construções do passado estabelecem com o território, a paisagem e certa ideia de identidade nacional. Desde 1993, dedica-se, em simultâneo, à prática da arquitetura.

João Mendes Ribeiro é Professor Associado do Departamento de Arquitetura da Universidade de Coimbra onde leciona disciplinas de Projeto. A sua atividade como projetista tem sido distinguida com vários prémios internacionais como Prémio FAD 2004 e 2016; Gold Medal for Best Stage Design, Quadrienal de Praga, 2007; Prémio Enor 2009; Prémio BIAU 2012 e 2016; RIBA Award for International Excellence 2016, Prémio BigMat 2017. Em Portugal recebeu recentemente o Prémio Diogo de Castilho (em 2017 e 2021), Prémio PNAM 2021, e Prémio Nacional de Reabilitação Urbana 2021, este último com a obra de reabilitação das Termas Romanas de S. Pedro do Sul.

Rui Lobo é Professor no Departamento de Arquitetura e Investigador no Centro de Estudo Sociais (CES) da Universidade de Coimbra. É autor de vários livros e artigos no campo da teoria e história da arquitetura dos séculos XVI a XVIII, publicados em Portugal e no estrangeiro, englobando a arquitetura portuguesa, a arquitetura universitária e a arquitetura dos Jesuítas. É, desde 2018, o Investigador Principal do Projeto Santa Cruz, projeto FCT 30704.