Outros

14 de abril de 2022, 16h30

Sala do Capítulo e Sala da Cidade dos Paços do Concelho de Coimbra

Resumo

A “Última Ceia” é um notável conjunto de esculturas de terracota à escala natural, realizadas entre 1530 e 1534 por Hodart, escultor de origem francesa, contratado por Frei Brás e Braga, Reformador dos Cónegos Regrantes. Após a supressão das Ordens Religiosas, o conjunto sofreu várias vicissitudes, que levaram à quase destruição das peças, recentemente restauradas pelo Museu Nacional de Machado de Castro, onde se encontram hoje expostas. A Diretora do Museu, a Professora Maria de Lurdes Craveiro, falará da importância deste conjunto na arte portuguesa do Século XVI. O Investigador Francisco Henriques, enquadrará a Última Ceia de Hodart no âmbito de outras “Últimas Ceias” coevas, sobretudo no campo da pintura. O Pe. Pedro Santos, pároco in Solidum de Santa Cruz, falará brevemente do simbolismo da “Última Ceia” no âmbito da cultura ocidental. Rui Lobo e Mauro Costa Couceiro, Investigadores do projeto SANTACRUZ, apresentarão um “making of” da reconstituição proposta. Por fim, será apresentada uma projeção VideoMapping 3D de reconstituição de uma hipotética disposição original da Última Ceia, na parede nascente do antigo refeitório de Santa Cruz, na abertura emparedada da “capela” onde originalmente se localizavam.

Notas biográficas

Maria de Lurdes Craveiro é Professora Associada com Agregação na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e Académica Correspondente da Academia Nacional de Belas Artes. Doutorada em História da Arte pela FLUC (2002) e docente, desde 1988, no Instituto de História da Arte desta Faculdade. Conta com mais de uma centena de trabalhos científicos publicados em Portugal, Espanha, Bélgica, Itália, Brasil e EUA, abrangendo o exercício de revisão conceptual em História da Arte, as questões patrimoniais ou os domínios da pintura, da escultura e da arquitetura desde os finais da Idade Média ao período neoclássico. É, desde Abril de 2021, Diretora do Museu Nacional de Machado de Castro.

Francisco Henriques - Doutor em Ciências da Arte e do Património e Mestre em Teorias da Arte, é investigador do CIEBA-FBAUL, no núcleo Francisco de Holanda – Ciências da Arte e do Património. Dedica os seus projectos de investigação ao estudo da escultura em pedra do período do Renascimento em Portugal, em particular às estruturas retabulares e para-retabulares, procurando os pressupostos geométricos subjacentes às suas organizações compositivas, mecanismo de significação que melhor esclarecem as leituras iconológicas dos respectivos programas narrativos.

Pe. Pedro Santos, nasceu a 13 de outubro de 1981, em Coimbra e viveu toda a sua infância em Almagreira, Pombal. Estudou nos Seminários de Leiria e de Coimbra e foi ordenado padre a 18 de junho de 2006, na Sé Nova. Foi Pároco no concelho de Condeixa; foi pároco também na zona norte do concelho de Oliveira do Hospital; posteriormente foi formador no Seminário de Leiria; e mais tarde secretário do Bispo de Coimbra, responsável pela pastoral vocacional e pré-seminário, coordenador das celebrações episcopais e Reitor do Seminário Maior de Coimbra. Nos últimos anos esteve em Roma a preparar o doutoramento em Sagrada Liturgia, no Pontifício Instituto Litúrgico de Santo Anselmo, que espera concluir proximamente. Atualmente é pároco in Solidum com o Con. Sertório Batista da Unidade Pastoral Aeminium, no centro histórico da Cidade de Coimbra.

Rui Lobo é Professor no Departamento de Arquitetura e Investigador no Centro de Estudo Sociais (CES) da Universidade de Coimbra. É autor de vários livros e artigos no campo da teoria e história da arquitetura dos séculos XVI a XVIII, publicados em Portugal e no estrangeiro, englobando a arquitetura portuguesa, a arquitetura universitária e a arquitetura dos Jesuítas. É, desde 2018, o Investigador Principal do Projeto Santa Cruz, projeto FCT 30704.

Mauro Costa Couceiro é Investigador-Colaborador do Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra e tem lecionado e desenvolvido investigação em torno de analogias entre a Biologia, a Arquitetura e o Design, em particular na interação de processos analógicos e digitais e suas aplicações tecnológicas. Doutorado pela Universitat Internacional de Catalunya é, desde 2018, Co-Investigador Principal do Projeto Santa Cruz.