Oficinas Abertas de Património Cultural: partilhando experiências colaborativas

6.ª OFICINA | Descolonizar la educación a través de nuestros museos y sus patrimonios: la experiencia del proyecto europeo ECHOES

Lorena Sancho Querol (CES)

13 de dezembro de 2023, 15h00-17h00 (GMT)

Sala de Conferências, Edifício A, Instituto Andaluz de Património Histórico, Sevilha (Espanha) + Online

Na sexta oficina do Ciclo "Oficinas Abertas de Património Cultural: partilhando experiências colaborativas'' falaremos do estudo sobre museologia decolonial realizado pelo Grupo de Trabalho 4 (GT4) do projeto ECHOES "European Colonial Heritage Modalities in Entangled Cities", um H2020 que decorreu entre 2018 e 2021. O GT 4 desenvolveu a sua pesquisa com base no conceito de cidades entrelaçadas pela história colonial, com foco em Lisboa e no Rio de Janeiro, para analisar a origem e a evolução desses vínculos até os dias atuais, com a participação do Museu Histórico Nacional (Rio de Janeiro) e do Museu Nacional de Etnologia (Lisboa).

Nesta oficina procuraremos respostas para algumas das perguntas que nos inquietam:
• Como foram musealizados os patrimônios de origem colonial em cada um destes museus?
• Quem conta a história e que história(s) nos contam estes museus?
• Que lugar e voz dão às memórias subalternas?
• Podemos falar de "história única" ou de "história pacificada"?

Nota: O evento terá lugar em língua espanhola sem tradução.

Organização: Instituto Andaluz del Patrimonio Histórico (IAPH), Sevilla, e Centro de Estudos Sociais, Universidade de Coimbra (CES-UC)

Inscrição gratuita, mas obrigatória | https://ec.europa.eu/eusurvey/runner/Formulario_Jornadas_IAPH
Para a opção presencial a admissão será por ordem de chegada até ao limite dos lugares disponíveis. Não serão emitidos certificados de participação.

15h00 – Abertura
15h15 – Descolonizar la educación a través de nuestros museos y sus patrimonios: la experiencia del proyecto europeo ECHOES por Lorena Sancho Querol (Centro de Estudos Sociais da UC)
15h45 – Roda colaborativa de experiências (moderação de Catarina Almeida Marado e Gema Carrera)

Nota biográfica

Lorena Sancho Querol | Investigadora e enlaçadora de sonhos na área da Museologia Social, Lorena integra a equipa do Centro de Estudos Sociais, na Universidade de Coimbra (Portugal), onde desenvolve pesquisa sobre novos modelos de gestão participativa em museus locais.

Nos seus projetos, a Museologia constitui uma ferramenta de desenvolvimento e inclusão cultural, que conecta causas, conceitos e desafios societais para construir novas formas de democracia cultural através da investigação-ação participativa e socialmente responsável.

Entre os seus trabalhos mais recentes destacam-se o projeto de pós-doutoramento sobre gestão participativa em museus, “SoMus: Society in the Museum” (2014-19), e também os projetos P-2020 “Creative Tourism Destination Development in Small Cities and Rural Areas (CREATOUR, 2016-20), o H-2020 “European Colonial Heritage Modalities in Entangled Cities (ECHOES, 2018-21) ou o mais recente H-2020 “IN SITU: Place-based innovation of cultural and creative industries in non-urban areas (2022-26), um projeto que combina investigação-ação com laboratórios locais para promover boas práticas e explorar novos potenciais e capacidades das indústrias culturais e criativas (CCIs) situadas em zonas não urbanas dos países da UE.