SEminário | CONVERSAS SOBRE MAPEAMENTO CULTURAL

Vamos conversar sobre Mapeamento Cultural!

16 de março de 2023, 14h00

Evento em formato digital

Apresentação

À medida que os conceitos, abordagens e práticas de mapeamento cultural evoluem internacionalmente em diferentes contextos, é cada vez mais importante promover maior conscientização, partilha de conhecimento e conexões entre artistas, investigadores/as e outros/as profissionais neste campo em crescimento.

A série Cultural Mapping Conversations surgiu em 2021 como um esforço coletivo para reunir e discutir várias práticas, abordagens e questões emergentes em diversos contextos internacionais. Fornece uma plataforma para formatos flexíveis, acessíveis e interativos que oferecem oportunidades para a apresentação de projetos, a discussão de abordagens e perspectivas e para o diálogo.

Oficina de mapeamento cultural organizado pelo URBiNAT no Festival  New European Bauhaus em Bruxelas

Numa primeira sessão em português, estamos a reunir colegas interessados/as em partilhar e saber mais sobre mapeamento cultural, cruzando perfis, experiências e redes ligados à linha temática 5 “Culturas Urbanas, Sociabilidades e Participação”, o Observatório CREATOUR e o projeto Horizonte 2020 URBiNAT

Esta conversa visa, assim, conectar colegas de diferentes horizontes com vontade e necessidade de comunicar e interagir em torno do mapeamento cultural. Esperamos, desta forma, criar um fórum a partir de uma diversidade de perspetivas para enriquecer a investigação e prática de todos/as. Uma sessão em português é o ponto de partida para expandir para outros horizontes, realidades, interesses e idiomas.

Para esse efeito, divulgou-se um breve questionário online onde colegas interessados/as partilharam connosco o que gostariam de saber e conhecer sobre este tema. Essas informações orientaram a programação da primeira sessão lusófona que irá realizar-se online a 16 de março, das 14h às 17h (horário de Portugal):

• O que é mapeamento cultural?
  • Quem faz mapeamento cultural?
  • Quais as diferentes formas de abordar e desenvolver mapeamento cultural?

Partilhas/apresentações de colegas que irão dar o mote para que todas/os as/os demais participantes dialogantes tragam também as suas experiências:
- Thales do Amaral Santos - “Mapeamento sociocultural e afetivo com estudantes do ensino médio” (Belo Horizonte/Brasil)
- Clarice Libânio -  “Favela é isso aí!” (Belo Horizonte/ Brasil)
- Vitório Leite - “Transformação do Logar do Falcão: modelos de verificação e apropriação intergeracionais” (Porto/Portugal)
- Conrado Checchi - “Memória cultural popular e antropologia espacial com ceramistas no Alto Vale do Ribeira” (São Paulo/Brasil)

Organizado no âmbiito da série "Conversas sobre Mapeamento Cultural", parte da série de webinars da linha de investigação CULTURS - Culturas urbanas, sociabilidades e participação,  em 2023

________________

Esta atividade realiza-se através da plataforma Zoom, sem inscrição obrigatória. No entanto, está limitada ao número de vagas disponíveis >> https://zoom.us/j/87905283841 | ID: 879 0528 3841 | Senha: 208543

Agradecemos que todas/os as/os participantes mantenham o microfone silenciado até ao momento do debate. A/O anfitriã/ão da sessão reserva-se o direito de expulsão da/o participante que não respeite as normas da sala.

As atividades abertas dinamizadas em formato digital, como esta, não conferem declaração de participação uma vez que tal documento apenas será facultado em eventos que prevejam registo prévio e acesso controlado.