Projeto de Tese de Doutoramento

Objectos na Diáspora. Colecções etnográficas coloniais africanas no Museu da Ciência da Universidade de Coimbra.

Orientação: Maria Paula Meneses e Paulo Renato Pereira Trincão

Programa de Doutoramento: Pós-Colonialismos e Cidadania Global

Financiamento: FCT

O espaço das relações internacionais é habitado por debates pós-coloniais onde palavras como reparação e restituição são esgrimidas. No entanto, em Portugal uma identificação de colecções coloniais à guarda do Estado continua aberta, tendo o Ministro da Cultura português, Pedro Adão e Silva, sublinhado em Novembro de 2022, numa entrevista ao jornal Expresso, a escassez de informações sobre a quantidade, localização e condições de incorporação. Este projecto, Objectos na Diáspora: Colecções etnográficas coloniais africanas no Museu da Ciência da Universidade de Coimbra, assumindo-se como estudo de caso e partindo da inventariação/documentação exaustiva de parte das colecções pertencentes à mais antiga universidade do país, pretende ser contributo para apoiar decisões políticas informadas sobre a importância de material cultural identitário, políticas de restituição, e sobrevivências coloniais na ciência, instituições, história e no pensamento. Assume-se, em simultâneo, como ferramenta para se pensar um futuro de museus co-criados em diálogo entre academia e sociedade.