Projeto de Tese de Doutoramento

Filosofia Africana e Coesão Social: Diálogo com Intelectuais Amakhuwa em Moçambique e África do Sul

Orientação: Maria Paula Meneses e José P. Castiano

Programa de Doutoramento: Pós-Colonialismos e Cidadania Global

Este projecto de tese tem como objectivo principal: compreender o pensamento dos intelectuais macuas/amakhuwas sobre a coesão social em Moçambique e na África do Sul. Os países em referência começaram a realizar eleições gerais em 1994 com o culminar de longos processos de negociações de paz e abertura para a democracia multipartidária e multiétnica. Muito tem-se estudado sobre os processos de reconciliação em Moçambique e na África do Sul, sendo que as pesquisas focam-se na história e práticas políticas reconciliatórias e seus significados para os processos de construção de paz e reconciliação (Vasco, 2002); na reflexão sobre a necessidade de superação da distância entre as bases teóricas e práticas de reconciliação, propondo uma nova conceitualização cujos atributos constitutivos são inclusão, verdade e justiça (Schenoni, 2018); na análise histórica dos processos de reconciliação através das reflexões dos actores envolvidos e nas práticas intelectuais (Eze, 2010); e na análise do discurso de verdade e reconciliação produzido no espaço artístico (Stepień, 2004). Não existem estudos sobre a coesão e harmonia social como conceitos que traduzem uma verdadeira reconciliação. Aliás, Burns, et all (2018) alertam que, embora haja um consenso generalizado de que a coesão social influencia o desenvolvimento económico e social e que a promoção de uma sociedade mais coesa é um objectivo político importante, poucos progressos foram feitos para implementá-la e monitora-la politicamente. É nesse sentido que nota-se a ausência de uma teoria de coesão social que possa servir de base para orientar intervenções políticas para a promoção da harmonia social. O trabalho combinará dois quadros teóricos nomeadamente, a 1) filosofia afrófofona de Alena Rettová e a 2) filosofia da sagacidade de Odera Oruka visando colocar os intelectuais das comunidades locais, a pensar sobre a sua própria organização social e política. A pesquisa pretende aplicar dois métodos e técnicas, nomeadamente: a) análise hermenêutica da produção cultural e dos discursos públicos; e b) filosofia conversacional. A tese vai contribuir para a filosofia social e política ao desenvolver uma teoria da coesão social a partir de uma perspectiva pós-colonial e às política públicas ao formular os pressupostos que podem ser utilizados nas intervenções sociais e políticas visando a promoção da paz e harmonia social.

Palavras-Chave: Filosofia Africana, Coesão Social, Amakhuwa, Moçambique e África do Sul