Soledad Castillero Quesada

Nota biográfica

Soledad Castillero é Antropóloga Social pela Universidade de Granada, Espanha. É doutorada em Estudos Migratórios pelo Instituto de Estudos Migratórios da mesma Universidade e mestre em Cooperação para o Desenvolvimento, Gestão Pública e ONG, bem como mestre em Ensino Secundário Obrigatório e Ensino do Bacharelado, Formação Profissional e Ensino de Línguas com especialidade em Geografia e História. As suas linhas de investigação giram em torno da análise da produção alimentar e dos seus impactos ecossociais, estudos de género e estudos de migração. Atualmente é investigadora do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, onde participa no projeto europeu SWIFT: "Supporting Women-led Innovations in Farming and rural Territories". Nos últimos anos investigou os impactos da agricultura intensiva nos direitos sociolaborais dos trabalhadores e das trabalhadoras, concretamente no setor produtivo do fruto vermelho. Este trabalho lhe rendeu em 2021 o prêmio de investigação Memorial Blas Infante, orgado pela Fundación Blas Infante de Sevilla. Suas linhas de investigação giram em torno da produção agrícola, dos estudos de gênero e dos processos migratórios.