Sílvia Silva

Sílvia Silva licenciou-se em Sociologia pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, instituição na qual obteve o seu grau de mestre em Cidades e Culturas Urbanas com a dissertação "A recepção dos públicos da cultura: uma abordagem sobre os modos de recepção dos públicos d'A Escola da Noite". Atualmente frequenta o doutoramento em Sociologia, iniciando as atividades de investigação do projeto de doutoramento, com o título provisório "Emigração portuguesa qualificada: identidade, expectativas e estratégias de mobilidade dos profissionais culturais e criativos". É gestora de investigação do projeto CREATOUR - Desenvolver Destinos de Turismo Criativo em Cidades de Pequena Dimensão e Áreas Rurais. Desempenhou várias atividades de investigação sociológica e de cooperação com entidades privadas, desenvolvendo projetos em colaboração com diferentes instituições, como o Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra e o Instituto de Sociologia da Universidade do Porto, entre outros. As principais áreas científicas de investigação sobre as quais se tem debruçado abarcam as cidades e culturas urbanas; politicas e práticas culturais; mobilidades qualificadas; e ensino superior.

Peixoto, P.; Gomes, Rui Machado; Lopes, J.T.; Vaz, H.; Cerdeira, L.; Brites, R.; Cabrito, B.; Ganga, R.; Machado-Taylor, M.L.; Magalhães, D.; Silva, S.; Patrocínio, T. (2017), MobiGrants: New Agents of Brain Drain in Portuguese Higher Education, in Charalampos Giousmpasoglou, Evangelia Marinakou and Vasileios Paliktzoglou (org.), Brain Drain in Higher Education: The Case of the Southern European Countries and Ireland. New York: Nova Science Publishers, 153-202

Livro

Gomes, Rui; Teixeira Lopes, João; Vaz, Henrique; Cerdeira, Luísa; Ganga, Rafaela; Machado, Maria de Lourdes; Magalhães, Dulce; Cabrito, Belmiro; Patrocínio, Tomás; Silva, Sílvia; Brites, Rui; Peixoto, Paulo (2015), Fuga de cérebros: retratos da emigração portuguesa qualificada. Lisboa: Bertrand

Livro