Sílvia Silva

Sílvia Silva licenciou-se em Sociologia pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, instituição na qual obteve o seu grau de mestre em Cidades e Culturas Urbanas com a dissertação "A recepção dos públicos da cultura: uma abordagem sobre os modos de recepção dos públicos d'A Escola da Noite". Atualmente frequenta o doutoramento em Sociologia, iniciando as atividades de investigação do projeto de doutoramento, com o título provisório "Emigração portuguesa qualificada: identidade, expectativas e estratégias de mobilidade dos profissionais culturais e criativos". É gestora de investigação do projeto CREATOUR - Desenvolver Destinos de Turismo Criativo em Cidades de Pequena Dimensão e Áreas Rurais. Desempenhou várias atividades de investigação, desenvolvendo projetos, nomeadamente no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, no Instituto de Sociologia da Universidade do Porto, entre outros. As principais áreas científicas de investigação sobre as quais se tem debruçado abarcam as cidades e culturas urbanas; politicas e práticas culturais; mobilidades qualificadas; e ensino superior.

Peixoto, P.; Gomes, Rui Machado; Lopes, J.T.; Vaz, H.; Cerdeira, L.; Brites, R.; Cabrito, B.; Ganga, R.; Machado-Taylor, M.L.; Magalhães, D.; Silva, S.; Patrocínio, T. (2017), MobiGrants: New Agents of Brain Drain in Portuguese Higher Education, in Charalampos Giousmpasoglou, Evangelia Marinakou and Vasileios Paliktzoglou (org.), Brain Drain in Higher Education: The Case of the Southern European Countries and Ireland. New York: Nova Science Publishers, 153-202

Livro

Gomes, Rui; Teixeira Lopes, João; Vaz, Henrique; Cerdeira, Luísa; Ganga, Rafaela; Machado, Maria de Lourdes; Magalhães, Dulce; Cabrito, Belmiro; Patrocínio, Tomás; Silva, Sílvia; Brites, Rui; Peixoto, Paulo (2015), Fuga de cérebros: retratos da emigração portuguesa qualificada. Lisboa: Bertrand

Livro