Juliana Cristina Perlotti Piunti

Nota biográfica

É cientista social, tendo concluído o bacharelado na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) em 2005 e a Licenciatura na Universidade Júlio de Mesquita Filho (UNESP Campus Araraquara) em 2008. Concluiu o Mestrado em Educação, em 2009, e o Doutorado em Educação, em 2015, ambos pela UFSCar. Dedicou-se à pesquisas sobre o Movimento dos Cursinhos Populares Pré-vestibulares no Brasil e o Trabalho Docente no Ensino Médio. Foi professora da educação básica, na rede privada e estadual entre 2004 e 2012. Ingressou por Concurso Público no Instituto Federal de São Paulo (IFSP) em 2014 e atualmente é professora de Sociologia - EBTT (educação básica, técnica e tecnológica) no Campus Sertãozinho. Atua como docente nos cursos de Ensino Médio Integrado, Licenciatura em Letras e Formação Pedagógica para Graduados não licenciados. Entre 2016 e 2020 foi professora credenciada do Programa Nacional de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica. Desde 2015 é membro do Comitê para Promoção dos Direitos Humanos, Igualdade Étnico-racial e de Gênero no IFSP Sertãozinho. Orientou pesquisas de Mestrado (PROFEPT) e Iniciação Científica (PIBIFSP e CNPq) com temáticas nas áreas de Sociologia da Educação; Políticas Educacionais; Educação Profissional e Tecnológica e Educação de Jovens e Adultos. Também no IFSP coordenou os projetos de extensão "Classe, raça e gênero: compreensões a partir da vida e obra de Carolina Maria de Jesus" e "Ações para Promoção dos Direitos Humanos, Igualdade Étnico-racial e de Gênero". Realiza formação no Movimento das Promotoras Legais Populares de Sertãozinho. É membro da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH). Em 2024, no Centro de Estudos Sociais (CES) realiza investigação pós-doutoral a partir do projeto "Comitê para Promoção dos Direitos Humanos, Igualdade Étnico-racial e de Gênero: saberes para enfretamento da violência contra mulheres negras".