Maria Beatriz Barreto do Carmo

Nota biográfica

Professora adjunta do Bacharelado Interdisciplinar em Saúde do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências da Universidade Federal da Bahia (IHAC/UFBA), atualmente a realizar estágio pós doutoral no Centro de Estudos Sociais (CES-UC) sob supervisão da profa. Dra. Susana de Noronha. Psicóloga, Doutora em Ciências pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP) e mestre em Saúde Coletiva pelo Instituto de Saúde Coletiva da UFBA. Realizei pesquisas na interface da psicologia com a grande área da saúde, com destaque para investigações sobre saúde mental, processo saúde-doença e a problemática da dicotomia mente-corpo em seus aspectos epistemológicos e desdobramentos para a formação e o cuidado em saúde. Atualmente, tenho me dedicado aos estudos da dimensão epistemológica deste campo, com destaque para atividades de ensino, pesquisa e extensão direcionadas à construção do diálogo entre conhecimento acadêmico-científico e saberes externos à racionalidade científica, bem como as experiências do sensível no âmbito da formação em saúde. Professora permanente do Programa de Pós Graduação em Estudos Interdisciplinares sobre a Universidade (PPGEISU/UFBA) e colagista amadora.