Projeto de Tese de Doutoramento

Sistemas de Gestão de Segurança Operacional nos Aeroportos e Cultura de Segurança: Análise comparativa de práticas e procedimentos entre 2 Aeroportos Europeus

Orientação: Graham Braithwaite e José Manuel Mendes

Programa de Doutoramento: Território, Risco e Políticas Públicas

A cultura de segurança, e em particular a cultura de segurança organizacional, é cada vez mais reconhecida como um elo importante para a garantia de inexistência de acidentes na indústria. Esta relação aumenta no mesmo sentido da complexidade da organização e da diversidade de actividades nela desenvolvidas.

Acidentes conhecidos pelas suas consequências catastróficas, como foi o caso de Three Mile Island, Bophal, Challenger, Chernobyl, Piper Alpha, e, em particular, o acidente no Aeroporto de Tenerife, devolveram nas primeiras conclusões de investigação problemas de origem técnica, nomeadamente no âmbito da engenharia. Mas após uma investigação mais profunda, em primeiro lugar devido às suas consequências catastróficas para a sociedade, em segundo lugar pela necessidade da garantia da manutenção da segurança nas organizações, concluiu-se que as causas profundas derivaram do foro organizacional, designadamente por opções adoptadas na gestão de topo das organizações.

A aviação é uma das indústrias de crescimento mais rápido da economia global. Ao longo dos 20 anos passados, a indústria cresceu a uma taxa anual média de 5%. Estudos e análises evidenciam que o aumento da incorporação de tecnologia tecnologia nem sempre é o sinónimo do aumento da segurança. As aeronaves têm uma maior capacidade de transporte de passageiros, o que significa que um único acidente pode causar mais vítimas mortais. A segurança da aviação não se circunscreve às aeronaves mas também aos aeroportos. O presente trabalho pretende estudar dois aeroportos no espaço europeu, e verificar tanto o cumprimento dos procedimentos explícitos no Manual de Segurança Operacional, como estudar o papel e a acção da Autoridade Reguladora e a relação dos poderes legislativo, fiscalizador e executivo na gestão da segurança. Pretende-se estudar também a relação da cultura nacional com a cultura organizacional, e em particular o envolvimento e o compromisso da gestão de topo das entidades que desenvolvem actividades no lado ar dos aeroportoa na cultura de segurança.

Como resultado final deste trabalho,e na sequência da análise comparativa detalhada dos procedimentos nos aeroportos em estudo, elaborarrecomendações no sentido de obter uma maior aproximação do que se entende por uma cultura de segurança positiva.