A ADERE Peneda-Gerês (ADERE-PG) é uma entidade sem fins lucrativos, com intervenção nos 5 Concelhos do Parque Nacional da Peneda Gerês (PNPG). Fundada em Janeiro de 1993, tem desenvolvido projetos nas áreas do desenvolvimento rural, turismo, artesanato e formação profissional em prol das populações locais, permitindo-lhes obter novas valências e criar outras fontes de rendimento. Contribui para a valorização, promoção e divulgação do património natural e construído do PNPG, a nível Nacional e Internacional.

Experiências Criativas com Sentido(s)

Atividades/Workshops:

“Cultivar a transumância” (Sentido: Tato)
Tradição cuja origem se perde nos tempos, a transumância (deslocamento sazonal de pessoas e/ou animais para locais que oferecem melhores condições durante uma parte do ano) entre Brandas e Inverneiras, ainda se encontra bem marcada no município de Melgaço, mais concretamente em Castro Laboreiro. O objetivo desta atividade é revitalizar essas técnicas e movimentos ancestrais associados a estas práticas, através de oficinas temáticas ligadas ao cultivo agrícola sazonal, manutenção de sistemas de irrigação, ciclos do pão, técnicas de pastoreio e outras práticas comunitárias.
Local: Melgaço    Data: 7/10/2017


Música e identidade (Sentido: Audição)
A música faz parte da identidade cultural desta região. Em toda a sua expressão seja através dos instrumentos, trajes, danças, sonoridades o potencial criativo é infindável.
Através da promoção de diferentes atelieres, com o objetivo de estimular a descoberta e conhecimento desta arte, procura-se a partilha e a interação em diferentes níveis. Seja na construção de instrumentos, bordar ou tecer o traje, a dança e os movimentos do folclore, relação cancioneiro território, são algumas das experiências criativas a dinamizar.
Local: Arcos de Valdevez    Data: 15/10/2017


Ouro Líquido (Sentido: Paladar)
As caraterísticas florísticas e geográficas destas áreas serranas conferem ao mel da região um perfil único. O concelho da Ponte da Barca é reconhecidamente um local de produção de excelência. Entre a Serra Amarela e o vale do Lima distribui-se um número de pequenos produtores e apiários de onde partirão as oficinas de degustação, visitas de manutenção a apiários, participação no processo de extração do mel e outras atividades relacionadas a este ofício ancestral.
Local: Ponte da Barca    Data: 8/10/2017


Gastrobotância (Sentido: Olfato)
A diversidade de plantas aromáticas e medicinais presentes nos bosques e serras do Gerês são o mote para esta atividade criativa. Baseando a experiência no saber popular tradicional de identificação e recurso a plantas para os mais variados fins e aplicações. Com a promoção da gastrobotância procura-se fazer a ponte para as cozinhas tradicionais e hábitos alimentares contemporâneos. A experiência criativa pressupõe o envolvimento na identificação e recoleção de plantas e fungos no meio natural e transpô-los para a sua aplicação na cozinha.
Local: Terras de Bouro    Data: 24/09/2017


Fotografia Etnográfica (Sentido: Visão)
Este género de comunicação visual é um contributo fundamental para o registo histórico das comunidades e suas culturas. Nas terras do Barroso, Montalegre, mais do que uma paisagem marcante, encontra-se uma riqueza etnográfica de elevado valor colocada em risco pela desertificação. O envolvimento do turista nesta recolha etnográfica através da fotografia é ir mais além da visita desconectada ao local, é proporcionar um momento de descoberta e de ligação com o património ou expressão cultural do momento.
Local: Montalegre    Data: 30/09/2017


Língua(s) disponível(eis) para o(s) workshop(s)/atividades(s):
Português | Inglês | Francês


Para mais informação / Contacto:
Website - www.adere-pg.pt
Email - geral@adere-pg.pt