A LRB – Investimentos e Consultoria integra o Grupo ÉRRE, formado por empresas que, apesar de autónomas, movimentam sinergias entre si com o seu know-how próprio e especializado. Entre si partilham a visão e a participação social de acionistas comuns que viram aqui uma forma mais estruturada de abordar o mercado. Atuamos essencialmente nas áreas dos Sistemas de informação; Sistemas de Informação Geográfica; Ambiente; Comunicação; Soluções Tecnológicas de Segurança.

Da parte da LRB estarão em permanência 2 colaboradores mais 3 em regime temporário, podendo esta equipa ser reforçada nas valências que se tornarem pertinentes no decorrer do projeto. Quanto aos parceiros, pretendemos que sejam envolvidos os recursos necessários por parte das Câmaras parceiras do projeto por forma a promoverem a compilação e atualização dos elementos turísticos que caracteriza cada um dos Municípios. Relativamente às atividades que irão ser desenvolvidas ao longo do projeto, em parte serão definidas e calendarizadas em conformidade com a disponibilidade dos municípios (e.g. Workshops), outras em conformidade com a agenda cultural dos municípios.

O Turismo Criativo nos Territórios de Montalegre e Boticas e Guimarães em Realidade Aumentada

Atividades/Workshops:

BOTICAS - Boticas, um destino gastronómico eco sustentável
→ Criação de uma fileira gastronómica local, desde os produtores, passando pelos restaurantes, até ao consumidor final: reunir produtores e restaurantes locais de modo criar uma marca gastronómica própria, recorrendo aos produtos locais que caracterizam a região.
→ Criar roteiros de visita pelos diferentes produtores locais: Envolvimento ativo da comunidade local, através das visitas turísticas a organizar nos diversos produtores locais, podendo o turista participar em algumas atividades, e levar alguns produtos até aos restaurantes, para serem confecionados. (Ex: pesca da truta).
→ Aplicação móvel: A criação da marca gastronómica terá como suporte uma aplicação móvel com recurso à realidade aumentada. Nesta aplicação o turista terá a possibilidade de localizar os produtores, restaurantes e as atividades passíveis de realizar, bem como ter acesso a uma carta gastronómica interativa, permitindo ao turista visualizar (através de vídeos, imagens) o modo de produção/cultivo dos ingredientes, e o modo de preparação do prato que poderá degustar nos restaurantes aderentes.
→ Envolvimento e participação ativa dos turistas nas atividades produtivas e na confeção dos pratos típicos: O turista terá a possibilidade de ser um interveniente em algumas atividades de produção/cultivo, ou outras atividades normais de uma quinta, dependendo do tipo de produtor escolhido. Por outro lado, será convidado também participar ativamente no processo de confeção do prato escolhido por si, num dos restaurantes aderentes e ao qual estará associado um prato destinto, sempre com a supervisão do chef responsável.

Local: Boticas    Data: 2017 (Setembro/Outubro)

MONTALEGRE - Montalegre como destino do oculto
→ Criar um percurso encantado entre o Castelo de Montalegre e o Bosque de Avelar: Criação das infraestruturas físicas (ex.: sinalização e demarcações) e tecnológicas necessárias à implementação do percurso encantado.
→ Integrar os eventos existentes (ex.: Sexta-feira 13, 31 de Outubro - Halloween), com o percurso encantado e todos os agentes locais (públicos e privados) que diretamente se relacionam com o turismo local: Criação de uma App interativa com a tecnologia de geolocalização, 3D, realidade aumentada e reconhecimento de imagem integrando os diferentes sistemas operativos promovendo o turismo local através da consolidação da informação.
→ A tecnologia como motor, integrador e fator de diferenciação do produto turístico de Montalegre: Envolvimento ativo da comunidade local, através dos artistas e figuras ilustres locais (ex.: Padre Fontes) na execução da App (ex.: narração das lendas e feitura das figuras representativas dos principais pontos de interesse, por artistas e ilustres locais).
→ Envolvimento e participação ativa dos turistas nas atividades locais: Participação do turista enquanto agente ativo que irá desvendar o encantamento existente no percurso a criar “percurso encantado entre o Castelo de Montalegre e o Bosque de Avelar”. Os turistas terão a oportunidade de através da realidade aumentada participar nas atividades a realizar pelo município e entidades dinamizadoras do turismo na região, como exemplo: workshops de restauração, fotografia etnográfica, entre outros.

Local: Montalegre    Data: 2018

GUIMARÃES - Guimarães Património Mundial em Realidade Aumentada
→Criar um guia interativo 3D, com geolocalização, realidade aumentada e interpretação do património: Os turistas terão a possibilidade de conhecer e interagir com o património através das atividades previstas na agenda cultural do município. O acesso ao vasto leque de oferta patrimonial será efetuado através de um guia interativo onde o turista identificará os locais de interesse e criará o seu roteiro a visitar e participar nas ações a decorrer.
→ Envolvimento e participação dos locais no guia interativo: Basicamente os conteúdos que serão disponibilizados aos turistas serão elaborados pelos locais, ou seja, por artistas e figuras ilustres locais do município que serão convidados pela Câmara Municipal de Guimarães a participar na execução na destes conteúdos para serem utilizados na App de realidade aumentada (ex.: locução da interpretação do património e execução das figuras representativas dos principais pontos de interesse, por artistas locais).
→ Envolvimento ativo do turista enquanto “opinion maker”, avaliador e consumidor do produto turístico Guimarães: Participação do turista, através do guia interativo, enquanto agente ativo que irá dar as suas opiniões e avaliações, colaborando ativamente, e em tempo real, para a identificação de problemas locais e para o desenho do perfil tipo do turista que visita Guimarães. Este processo será efetuado através de uma avaliação, em escala, efetuada pelo turista diretamente na aplicação de RA.

Local: Guimarães    Data: 2019


Língua(s) disponível(eis) para o(s) workshop(s)/atividades(s):
Português | Inglês


Para mais informação / Contacto:
Website - www.lrb.pt
Email - creatour@lrb.pt