“Mosaico – Conímbriga e Sicó” é um projeto de Turismo Criativo alicerçado no valioso Património de Mosaico Romano presente no eixo geográfico constituído pelas Ruínas da cidade romana de Conímbriga, pela Villa Romana do Rabaçal e pelo Complexo Monumental de Santiago da Guarda, agregando três municípios – Condeixa-a-Nova, Penela e Ansião.
Composto por uma equipa científica multidisciplinar de méritos reconhecidos e estando sediado no “Museu Monográfico de Conímbriga – Museu Nacional” – importante centro de investigação arqueológica, de conservação e restauro de Mosaico Romano – o Projeto “Mosaico – Conímbriga e Sicó” promove iniciativas culturais e atividades criativas no seio dos Museus, dos Centros Interpretativos e Sítios Arqueológicos implicados no seu programa de ação, envolvendo os visitantes e os vários públicos em experiências alternativas de partilha do Conhecimento em torno do Património de Mosaico Romano e afirmando este como expressão de criatividade a trazer ao presente e a reinterpretar nos nossos dias e no futuro.
O Património de Mosaico Romano presente no território abrangido revela-se como uma importante manifestação artística e cultural de diferentes momentos da romanização – rica em materiais, em técnicas, em motivos decorativos, em imagens e em narrativas – inserida numa Paisagem Cultural a descobrir.

Mosaico – Conímbriga e Sicó

Atividades/Workshops:

Temas de composição do Mosaico romano
As visitas guiadas específicas permitirão a observação dos múltiplos temas de composição presentes nos mosaicos romanos do Património do eixo geográfico implicado no programa. A partir de estas, os diversos workshops temáticos serão espaços de estudo e de prática de Composição de Mosaico, desenvolvidos em várias vertentes de estudo possíveis e adequadas ao melhor conhecimento da Arte do Mosaico e dos processos criativos nele envolvidos.
Os diversos workshops temáticos - de estudo visual e de recriação imagética através de linguagem bidimensional (gráfica e digital) – realizar-se-ão em cada um dos diversos locais da rede de Centros interpretativos e de Sítios arqueológicos.

Recriação material de temas do Mosaico romano
A partir de visitas guiadas específicas e dedicadas a temas de estudo adequados às atividades programadas, os workshops temáticos permitirão o contacto direto com a Arte do Mosaico dos períodos observados nos diversos Sítios arqueológicos abrangidos pelo projeto -  com os materiais, as técnicas e os processos próprios da criação de Mosaico nos vários períodos de romanização presentes.
Os diversos workshops temáticos serão momentos de criação e de execução técnica de Mosaico (em dimensões adequadas ao programa), em diálogo com os Mosaicos romanos observados e permitindo o envolvimento criativo dos diversos participantes nos processos de apropriação do Património estudado. 

Recriação digital de temas do Mosaico romano
As visitas guiadas programadas permitirão a observação excepcional de Mosaicos romanos mantidos em programas de conservação preventiva e ter acesso a dados de informação e a conteúdos pertinentes menos habituais. Beneficiando da Interpretação “in situ” conduzida por Arqueólogos e Conservadores responsáveis, os participantes terão a oportunidade de partilhar conhecimentos especializados sobre o Património e aplicar processos de documentação digital (2D) como prática de documentação visual respeitante ao mesmo. 
Os participantes terão a oportunidade de colaborar na cocriação de bases de dados digitais (imagens e conteúdos) sobre o Património observado durante os workshops, assim como no período de pós-visita. 

Estudos de património e criação de Mosaico (Programa integrado de Verão)
O Programa integrado (de duração semanal ou quinzenal) propõe uma série de visitas guiadas aos vários Sítios Arqueológicos da rede associada ao projeto, conduzidas por especialistas nos diversos temas abordados. A partir da observação “in situ” e dos estudos complementares desenvolvidos em Seminários teóricos - relacionados com a Arte do Mosaico em diferentes períodos - os workshops práticos de criação de Mosaico permitirão a cada participante envolver-se criativamente com a “linguagem” do Mosaico enquanto Arte, experimentando os seus materiais, as suas técnicas e os seus recursos expressivos.
O programa é dirigido a públicos específicos e a interessados no Património cultural.

Conservação e restauro de Mosaico Romano (observação e intervenção “in situ”)
O Museu “Monográfico de Conímbriga – Museu Nacional” é um importante centro de estudo, de investigação e de conservação e restauro do Mosaico Romano. Constitui, assim, uma oportunidade única para todos os visitantes interessados na preservação do Património poderem observar “in situ” as práticas especializadas de conservação e restauro de Mosaico, familiarizando-se com os conceitos e as boas práticas no domínio específico em causa.
O programa de atividades permitirá aos visitantes envolverem-se em programas de conservação preventiva, acompanhados por especialistas e em intervenções previamente delineadas.
O programa pressupõe abordagens transversais aos temas de estudo pertinentes e é dedicado a públicos específicos.

Mosaico – Abordagens transversais educativas
O programa de abordagens transversais educativas, relacionadas com o Património em causa, expressa a confluência de vários saberes disciplinares na interpretação que o universo material e formal do Mosaico Romano possibilita.
O programa prevê direcionamentos de estudo e abordagens transversais diversas – desde a Geologia à Programação computacional.
O programa de conteúdos e de atividades é dirigido a públicos escolares, de vários níveis, assim como a outros públicos específicos.

Residência Artística / Workshop
O Complexo Monumental de Santiago da Guarda acolhe o programa de residências artísticas do projeto, dadas as características adequadas dos seus espaços funcionais e beneficiando do importante Património de Mosaico romano presente.   
O Programa de residências artísticas apresenta várias linhas de direcionamento, consoante os campos de investigação, os objetivos e as estratégias de articulação com outras iniciativas do projeto.
As Residências Artísticas podem realizar-se ao longo do ano civil e em qualquer momento, pois dependem fundamentalmente de um programa próprio de atividade. Os beneficiários serão selecionados por convite ou por concurso aberto tornado público.

Festival de Mosaico
O programa do Festival de Mosaico realizar-se-á durante os meses de Verão, de modo a acolher inúmeros visitantes e a promover o estudo e o envolvimento criativo de todos os interessados. Acontecerá nos espaços dos Museu, dos Centro interpretativos e dos Sítios arqueológicos que integram a rede do projeto “Mosaico – Conímbriga e Sicó”.
Para além de mostras de Mosaico contemporâneo como Arte, o programa do Festival de Mosaico inclui igualmente Seminários temáticos e séries de workshops, dirigidos a diferentes públicos e dedicados a diversos temas pertinentes nos âmbitos de estudo do Mosaico como Património e como expressão artística intemporal.

Local:
• Museu Monográfico de Conímbriga – Museu Nacional (Condeixa-a-Nova)
• Ruínas da cidade romana de Conímbriga (Condeixa-a-Nova)
• Villa Romana do Rabaçal (Espaço-museu e Estação Arqueológica) (Rabaçal / Concelho de Penela)
• Complexo Monumental de Santiago da Guarda (Santiago de Guarda / Concelho de Ansião)

Data: a anunciar


Língua(s) disponível(eis) para o(s) workshop(s)/atividade(s): Português | Espanhol | Francês | Inglês | Italiano | Alemão

Para mais informação / Contacto:
Website:  http://mosaicolab.pt
Email:  contact@mosaicolab.pt