No distrito de Évora destaca-se o Concelho de Reguengos de Monsaraz, cujo enquadramento na magnífica planície Alentejana e no azul da água da albufeira de Alqueva fazem dele um destino turístico de referência da região.
Confinado pelos Concelhos de Redondo e Alandroal a norte, Mourão a este, Moura e Portel a sul e Évora a oeste, o concelho de Reguengos de Monsaraz situa-se numa região predominantemente agrícola.
Além de um património histórico bastante rico e de uma paisagem exímia, o concelho é detentor de uma forte identidade marcada pelos usos e costumes tradicionais, que se refletem na gastronomia, nos vinhos e no artesanato, sendo de destacar S. Pedro do Corval, o maior centro oleiro de Portugal.

Casa do Barro – Centro Interpretativo da Olaria de S. Pedro do Corval 

Atividades/Workshops:

As propostas do Município de Reguengos de Monsaraz para desenvolver um projeto de turismo criativo são as que a seguir se explanam:

  1.  Realização de um Ciclo de Conferências que aborde a temática do processo de produção tradicional das peças de olaria de S. Pedro do Corval, desde a extração do barro até à sua cozedura.
  2. Promoção de Workshops de extração de barro dos barreiros; de trabalho na roda; de cozedura das peças; de pintura de louça; e de todo o processo de produção de talhas.
  3. À semelhança da proposta anterior, pretende-se que sejam realizados Workshops, eminentemente práticos, destinados a crianças e jovens que integrem jardins de infância, escolas, Ateliers de Tempos Livres, bem escolas profissionais e institutos da mesma natureza.
  4. Promover a olaria aliada à gastronomia. Inicialmente, a louça de barro era de natureza essencialmente utilitária, servindo para a confeção de alimentos e para o armazenamento de alimentos e bebidas. As mulheres cozinhavam em utensílios de barro, era nesses utensílios que transportavam as refeições aos seus pais e maridos que trabalhavam no campo, mais concretamente na agricultura. Com o aparecimento do plástico, material mais resistente e de menor custo, a louça de barro adquiriu uma natureza mais decorativa. Todavia, contam-nos os experientes na matéria que os alimentos confecionados no barro apresentam características únicas, tornando as refeições únicas. Ainda hoje se confecionam os alimentos em peças de barro, inclusive na restauração. É neste sentido que se pretende que sejam realizados eventos gastronómicos em S. Pedro do Corval (e também ao nível concelhio), eventos estes que contarão com a confeção de alimentos em utensílios de barro, como o eram antigamente; e para isso contar-se-á com o auxílio de grandes cozinheiras que desde sempre assim procederam.

Local: Casa do Barro – Centro Interpretativo da Olaria de S. Pedro do Corval    Data: a anunciar


Língua(s) disponível(eis) para o(s) workshop(s)/atividade(s): Português | Espanhol | Inglês

Para mais informação / Contacto:
Website: www.cm-reguengos-monsaraz.pt
Email: cultura@cm-reguengos-monsaraz.pt