A Rede das Aldeias do Xisto é um projeto de desenvolvimento sustentável, de âmbito regional, liderado pela ADXTUR, em parceria com 21 Municípios da Região Centro e com mais de 100 operadores privados. A missão da ADXTUR é a de gerar atratividade territorial, estimulando um desenvolvimento social e territorial sustentável e integrado com a natureza e os lugares.
Reinventar a cultura dos lugares com as pessoas que neles habitam é a linha de atuação das Aldeias do Xisto para criar valor social e económico no território. Convocamos a memória desse espírito comunitário, solidário, rural e genuíno para ousar fazer diferente, experimentando com base nos nossos recursos e abrindo a porta a novos pensamentos e povoadores.
Encontrar oportunidades para enfrentar o ciclo vicioso de declínio económico e social com que a maior parte dos territórios rurais se confronta atualmente exige um olhar renovado sobre os problemas, explorando caminhos menos percorridos. As Aldeias do Xisto têm vindo a construir um laboratório vivo, convocando para o território a criatividade e a experimentação, para criar núcleos de transformação do tecido social capazes de fazer germinar novas formas de fazer, estar e ser.

Aldeias do Xisto

Atividades/Workshops:

Workshop de talha em madeira
Criatividade e talha em madeira, trabalhando a madeira do castanheiro, uma das mais nobres e autóctones da região. Novos caminhos para uma técnica ancestral. A talha/escultura em madeira, e especialmente o baixo relevo tradicionalmente relacionado com a arte sacra ou à marcenaria na fabricação de móveis, pode, e deve, ir também por outros caminhos, novos projectos e conteúdos, sejam eles figurativos ou abstractos, simples ou em associação com outros materiais ou cores. Este curso é uma abordagem criativa à talha em madeira como meio de expressão pessoal e artístico. Após uma introdução às técnicas e matérias-primas, cada participante elaborará o seu próprio projecto, acompanhado e apoiado a par e passo pelo formador, num ambiente de amizade, cooperação e entreajuda entre todos os participantes.
Programa
– Técnicas básicas de talha em madeira
– Técnicas de acabamentos
– Noções de manutenção de ferramentas e segurança no trabalho
– Ver e pensar de forma criativa
Local: Cerdeira – Lousã    Datas: 1-2/07/2017

Workshop de cerâmica
Uma técnica ancestral e terapêutica. Veja nascer e crescer objetos das suas mãos aprendendo as diversas técnicas da cerâmica, incluindo a roda de oleiro.
Programa
– Breve introdução à história da cerâmica
– Apresentação de pastas e ferramentas usadas
– Breve demonstração das diferentes técnicas: lastra, rolo, modelação, olaria
– Exercícios com cada técnica
– Execução de peças na roda de oleiro
– Abordagem às técnicas de acabamento e decoração
Local: Cerdeira – Lousã    Data: 26-27/08/2017

Workshop de tecelagem manual do linho
As ruas da aldeia de Janeiro de Cima escondem segredos como a Casa das Tecedeiras, um espaço onde se reinventa a tradição do linho apostando em peças de design moderno.
Programa:
- Experimentação de um tear manual do linho
- Contacto com a tradição da tecelagem
- Noções básicas da mecânica do tear manual
- Desenvolvimento do conceito de uma peça de tecelagem manual
Local: Janeiro de Cima – Fundão    Data: a anunciar

Encontro com a fabricação digital
O FabLab Aldeias do Xisto funciona na Antiga praça Municipal do Fundão, é um espaço de criação e experimentação de baixo custo onde não há limites para a criatividade, apostando numa estratégia de inovação e empreendedorismo. Aqui encontra-se tecnologia avançada que está à disposição do cidadão comum para encontrar a melhor forma de concretizar os projetos, encontrando as soluções mais adequadas para aqueles que ali procuram novos caminhos criativos e empresariais.
Programa: Introdução à cooperação e a partilha de conhecimentos; contextualização; desenho; desenvolvimento do conceito; fabricação e teste de soluções.
Equipamentos disponíveis: impressora 3D, máquina CNC de corte e gravação por frese, fresadora e scanner 3D, plotter de corte, máquina de corte a laser e máquina de costura.
Local: FabLab – Fundão    Data: a anunciar


Língua(s) disponível(eis) para o(s) workshop(s)/atividade(s): Português | Inglês | Alemão (exclusivo na Cerdeira)

Para mais informação / Contacto:
Website: www.aldeiasdoxisto.pt
Email: marketing@aldeiasdoxisto.pt ; kerstinthomas1@gmail.com