A visão da Quico – Turismo, Lda. consiste em desenvolver um portfólio de produtos turísticos, que combinem a excelência do acolhimento personalizado, uma forte ligação à tradição e cultura locais, associados às comodidades e conforto contemporâneos.
A primeira marca da Quico – Turismo, Lda. é as Casas do Quico, que se localizam na Nazaré. O carácter distintivo das Casas do Quico assenta numa linguagem comunicacional apelativa, numa imagem única (ligada à Nazaré e à família), e numa oferta de superior qualidade.

Nazaré Criativa

O projeto “NAZARÉ CRIATIVA: gente com boa onda” convida os turistas a mergulhar no mar de criatividade da gente da Nazaré: experiências da cultura local, oficinas de criatividade e estadia em casa de famílias da Nazaré fazem parte desta imersão na comunidade Nazarena. 
Os participantes serão acompanhados por gente da Nazaré, que vão partilhar histórias de vida e histórias da Nazaré, à medida que decorrem as atividades criativas.

Atividades/Workshops:

"Foto-Expedição: Porto da Nazaré"
A atividade que se pretende desenvolver, com recurso à Fotografia, deve atingir os seguintes objetivos: as pessoas como foco prioritário; captar as dinâmicas sociais e de trabalho no Porto da Nazaré; ter um olhar penetrante e crítico sobre aquela realidade; ver a fotografia como uma arma de denúncia para o que se entender necessário modificar (ordenamento do espaço envolvente, desigualdades sociais, dinâmicas de trabalho, poluição, falta de segurança, etc,).

BREVE BIOGRAFIA:
João Delgado, nascido na Nazaré em 1977. Licenciado em Artes Plásticas e pós-graduado em Economia Social, sendo especialista em Relações de Trabalho, Desigualdades Sociais e Sindicalismo e doutorando na mesma área. Pescador e mestre de embarcações de pesca local e costeira de 2004 a 2016. Participa desde 1998 em exposições, individuais e/ou coletivas de Pintura, Escultura, Instalação e Fotografia. Autor do livro de Fotografia “O Outro Lado”. Actualmente é vice-presidente da Mútua dos Pescadores com funções executivas.

Local: Porto da Nazaré    Data: 27/01/2018  |  14.30h-17.30h
Preço por participante: 15 euros

“Confecção Carapaus de Pano”
A atividade proposta destina-se a dar visibilidade ao tecido que terá servido de base ao vestuário, e portanto, ao trajo da Nazaré. Quer as ceroulas e camisas, para os homens, quer as saias para as mulheres, foram e ainda são, confecionadas com escocês. Associamos a este objetivo um outro que diz respeito a tradição / modo de vida, da "seca do peixe" em geral, e do carapau, em particular. Surgiram assim os porta-chaves e marcadores de livros por serem de fácil e rápida execução e por poderem servir de "prendinhas". Pretende-se ainda que todos ponham a prova a sua criatividade e imprimam um cunho pessoal aos artigos produzidos.

BREVE BIOGRAFIA:
Fátima Barroso, nascida na Nazaré em 1948, filha de mãe nazarena e de pai “paleco”. Licenciada em Biologia começou a dar aulas no ensino Secundária em 1972/73 até 2012, ano da aposentação. Apreciadora de arte, em especial a pintura de que é autodidata. Apaixonada pela Nazaré, trajo e tradições cria a marca "É Nosso" em que os artigos produzidos e os materiais são de inspiração e aquisição nesta terra.

Local: Antiga Casa da Câmara da Pederneira, Nazaré    Data: 17/02/2018  |  15.00h-18.00h
Preço por participante: 20€ (materiais incluidos)


Língua(s) disponível(eis) para o(s) workshop(s)/atividade(s): Português | inglês

Para mais informação e inscrição nas atividades:
Email: nazarecriativa@casasdoquico.pt
Telemóvel: 969 946 64