Desde 2015 que a Câmara Municipal de Loulé tem vindo a trabalhar em turismo criativo, tendo apoiado a criação de uma rede de parceiros. A iniciativa “Loulé Criativo”, coordenada pela autarquia, aposta na valorização da identidade do território, tendo como força motriz a criatividade e a inovação. Apoia a formação e atividade de artesãos e profissionais do sector criativo, contribuindo para a revitalização das artes tradicionais e para a dinamização de novas abordagens ao património imaterial. O projeto Loulé Criativo tem várias vertentes, o Turismo Criativo que disponibiliza um programa de experiências de imersão na cultura local, o ECOA – Espaço de Criatividade Ofícios e Artes – que pretende ser um espaço e equipamentos para a formação, o Loulé Design Lab, em fase de instalação, que pretende apoiar a incubação de empreendedores relacionados com a área da produção e design e residências criativas.

Abertura de oficinas tradicionais: Caldeiraria Louletana | Casa da Empreita | Olaria

Atividades/Workshops:

Bater o cobre e moldar uma pulseira
Visita à oficina dos caldeireiros; apresentação das ferramentas utilizadas na profissão. Como bater e moldar o cobre; criação de uma pulseira em cobre.

Da oficina para a cozinha
Visita à oficina dos caldeireiros, apresentação do ofício, dos seus mestres, e dos diversos objectos em cobre, nomeadamente cataplanas. Visita ao Mercado Municipal; aprender a escolher e a comprar os produtos necessários à preparação de uma Cataplana à Algarvia. Aula de gastronomia, como confecionar a Cataplana.

Workshop de Empreita
Visita à exposição permanente da cozinha tradicional algarvia, no Museu Municipal; observação de diversas peças em palma e contextualização histórica, visita à Casa da Empreita; como tratar e entrelaçar a palma. Fazer empreita.

As Mouras Encantadas em Loulé
Visita ao Museu Municipal; contextualização histórica: a utilização das ânforas no tempo dos mouros; moldar o barro no pátio do castelo para produzir um pote. Visita às bicas no âmbito das lendas das mouras nas fontes de Loulé. Visita à Olaria.

Local: Loulé    Data: a anunciar

Língua(s) disponível(eis) para o(s) workshop(s)/atividade(s): Informação disponível em breve

Para mais informação / Contacto:
Website: www.loulecriativo.pt
Email: loulecriativo@cm-loule.pt