16. Políticas educativas, ensino e pedagogias


16.1 – 18 Set, sábado, 9.30-11.00h – ESEC: sala 10 (r/c)

Moderadora:
Ana Maria Seixas (Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra)

Formação pedagógica em educação profissional na área da saúde/enfermagem: uma experiência brasileira de política pública (ver texto)
Carmen Perrotta, Milta Neide Freire Baron Torrez (Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro)

A consensualidade antidemocrática: medo e silêncio no trabalho do professor (ver texto)
Léa da Cruz (Universidade Federal Fluminense)

Faces do corpo na condição docente (ver texto)
Marlene de Araújo (Centro Universitário do Leste de Minas Gerais)

Avaliação institucional e gestão das instituições de ensino superior (ver texto)
Rui Santiago, Cláudia Sarrico, Sónia Cardoso (Universidade de Aveiro),
Denise Leite (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)

Fios e tramas do tempo na vida dos/as professores/as (ver texto)
Inês Assunção de Castro Teixeira, Carolina Alvarenga (Universidade Federal de Minas Gerais)

Poema de Cristina Néry


16.2 – 16 Set, quinta-feira, 14.30-16.00h – ESEC: sala 10 (r/c)

Moderadora: Isabel Maria Antunes Lopes (ESEC – Escola Superior de Educação de Coimbra)

Políticas públicas para educação de jovens e adultos: as articulações entre educação e trabalho (ver texto)
Rosa Elisa M. Barone (Universidade Bandeirante de São Paulo - UNIBAN)

O preço cultural da emancipação (ver texto)
Makmiller M. Pedroso e Márcia Regina Lopes (Universidade de Brasília)

Educação de adultos – um subsistema integrado e integrador
José Rodrigues da Costa (Universidade de Santiago de Compostela)

Os significados e usos da noção de empregabilidade nas orientações de política de educação profissional do Ministério da Educação
Maria Angélica Alberto do E. Santo (Universidade Federal do Pará)

Sobre o magistério e sobre suas mortes no Brasil: aspectos históricos e teóricos (ver texto)
Henrique Garcia Sobreira, Andréa Silva do Nascimento (Universidade Estadual do Rio de Janeiro)

Avaliação, auto-análise institucional e gestão das instituições de ensino superior
Rui Santiago, Cláudia Sarrico, Sónia Cardoso (Universidade de Aveiro), Denise Leite (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)

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16.3 – 17 Set, sexta-feira, 18.00-19.30h – FEUC: auditório (piso 2)

Moderadora: Maria Inês Simões dos Reis (ESEC – Escola Superior de Educação de Coimbra)

Criar novos sistemas de governança e financiamento: desafios para o ensino técnico e formação profissional em Moçambique (ver texto)
Theo Sparreboom (Ministério da Educação de Moçambique)

ONGs x Estado: iniciativas para a inserção do negro no ensino superior no Rio Grande do Sul (ver texto)
Dircenara dos Santos Sanger (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)

Ações afirmativas na universidade pública brasileira: (uma) resposta inclusiva às exclusões (ver texto)
Tania Maria de Castro Carvalho Netto, Márcia Souto Maior Mourão Sá (Universidade Estadual do Rio de Janeiro)

Uma revolução silenciosa: notas sobre o ingresso de setores de baixa renda na universidade (ver texto)
Tania Dauster (PUC – Rio de Janeiro)

Políticas educacionais públicas na Amazónia: A falácia da integração regional
Terezinha Fátima Andrade Monteiro dos Santos (Universidade Federal do Pará)


16.4 – 16 Set, quinta-feira, 18.00-19.30h – ESEC: sala 11 (r/c)

Moderadora: Ana Maria Sarmento Coelho (ESEC – Escola Superior de Educação de Coimbra)

“Veja só o que eu fui capaz de fazer! Não está lindo!?” – a emancipação através de um curso de formação de adultos (ver texto)
Teresa Sarmento (Universidade do Minho)

Arte-educação para jovens de periferias urbanas como estratégia de enfrentamento da criminalidade (ver texto)
Cármem Sílvia Sanches Justo (UNESP – Universidade Estadual Paulista), Luciana Ramim (UNESP – Universidade Estadual Paulista), Joana Sanches Justo (Universidade Estadual de Londrina, Paraná)

Reforma agrária no Brasil: o Programa Nacional de Educação contribui para o desenvolvimento rural sustentável?
Eloy Alves Filho (Universidade Federal de Viçosa, Minas Gerais), Arlete Salcides (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)

A educação como proteção integral para crianças e adolescentes hospitalizados (ver texto)
Ercília Maria Angeli Teixeira de Paula (Universidade Estadual de Ponta Grossa/ Universidade Federal da Bahia)

A Formação de Sociólogo no contexto luso-afro-brasileiro: O Sociólogo do Futuro
Maria Beatriz Balena Duarte (PUC – Rio Grande do Sul)

Instituições militares de Ensino no Brasil
Júlio César Gomes (Universidade Federal Fluminense)

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16.5 – 18 Set, sábado, 9.30-11.00h – ESEC: sala 13 (1º andar)

Moderadora: Manuela Guilherme (CES)

A formação de professores reflexivos e solidários: uma experiência desenvolvida em nível médio
Marilene Sinder (UDD-SEEC/ UNILASALLE, Rio de Janeiro)

A formação de professores para uma pedagogia multirracial e popular: uma proposta do Núcleo de Estudos Negros para a superação do racismo na escola brasileira
Joana Célia dos Passos (Universidade Estadual de Santa Catarina) (ver texto)

Percursos de interculturalidade e sistemas de informação e comunicação
Isabel Cabrita (Universidade de Aveiro)

Raça no discurso educacional: uma análise do Tema Transversal “Pluralidade Cultural” (ver texto)
Erlinda Cristiane Maria da Silva, Laura Moutinho (Universidade Estadual do Rio de Janeiro)

Políticas educacionais: escola e multiculturalidade
Neusa Maria Mendes de Gusmão (Unicamp - Campinas)

9º ano, e agora? Um olhar sociológico sobre o processo de decisão vocacional
Susana Faria de Sousa (Escola Superior de Educação de Leiria)


16.6 – 17 Set, sexta-feira, 18.00-19.30h – FEUC: anfiteatro 1.2

Moderadora: Luíza Cortesão (FPCE/Universidade do Porto)

Saberes na formação de educadores de jovens e adultos: o que privilegiam? O que excluem? (ver texto)
Rute Vivian Angelo Baquero (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)

‘Brasis brasileiros: das cores, misturas e etnias’ ou quais políticas de diferenciação fazem sentido (ver texto)
Helena Ponce Maranhão (Universidade Federal do Rio de Janeiro)

Melhorando e apoiando práticas de qualidade em educação de infância na Guiné-Bissau (ver texto)
Gabriela Portugal, Ana Paula Aveleira (Universidade de Aveiro)

A educação popular, a Escola Pública e a construção de uma nova sociabilidade (ver texto)
Jean Mac Cole Tavares Santos (Universidade Federal da Paraíba)

Ações educativas e formação ética no ensino fundamental (ver texto)
Maria Augusta Salin Gonçalves (Universidade do Vale do Rio dos Sinos), Andrisa Link (PIBIC), Orene Maria Piovesan (FAPERGS), Lusiana F. Prestes (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)

A pesquisa como princípio formativo e o resgate da auto-estima do aluno
Lúcia Helena Abreu Eletério (Universidade Estácio de Sá, Brasil)

Socialização primária e exclusão social: que tipo de organização pode gerar a mudança cultural (ver texto)
Maria Cidália Queiroz (ISSP/ Faculdade de Economia da Universidade do Porto)


16.7 – 18 Set, sábado, 11.15-12.45h – ESEC: sala 16 (1º andar)

Moderadora: Fátima Neves (ESEC – Escola Superior de Educação de Coimbra)

Os sentidos actuais da educação: novas (re)articulações entre o escolar e o não escolar
José Augusto Palhares (Universidade do Minho)

O projeto de Radiodifusão Educativa de Edgard Roquette-Pinto: uma pedagogia liberal (ver texto)
José António da Silva Rangel (Universidade de São Paulo)

Interações nas práticas de letramento em sala de aula
Maria do Socorro Alencar Nunes Macedo (Universidade Federal de Minas Gerais)

A educação em Cabo Verde e o pensamento de Amílcar Cabral: um diálogo com o professor José Lopes
António Germano Silva (Universidade Portucalense)

A sociologia como disciplina escolar no ensino médio brasileiro 1980 -2004: identidade escolar em construção? (ver texto)
Wanirley Pedroso Guelfi (Universidade Federal do Paraná)

A função social da escolarização básica: reflexões sobre as práticas curriculares da escola (ver texto)
Geovana Mendonça Lunardi (Universidade do Minho)


16.8 – 17 Set, sexta-feira, 16.15-17.45h – FEUC: auditório (piso 2)

Moderador: Manuela Guilherme (CES)

Globalização, educação e (re)institucionalização da infância contemporânea (ver texto)
Catarina Tomás, Manuel Jacinto Sarmento, Natália Fernandes Soares (Universidade do Minho)

O combate à pobreza nas políticas educativas do século XXI (ver texto)
Eneida Oto Shiroma, Olinda Evangelista (Universidade Federal de Santa Catarina)

Educação e assistência social: emancipação humana ou instrumentos viabilizadores da ordem vigente?
Márcia Adriana Araújo (Universidade Estadual do Oeste do Paraná)

O mercado na educação – génese de um novo “mercado comum” europeu e suas alternativas
Leopoldo Mesquita (Universidade do Porto)

Poder e educação no capitalismo contemporâneo (ver texto)
Neide Catarina Turra (PUC – São Paulo)

Lei de Directrizes e Bases da Educação Brasileira (9394/96): um arranjo neoliberal ou uma conquista da democracia? (ver texto)
Antônio Roberto dos Santos (Universidade Federal de São Carlos)


16.9 – 17 Set, sexta-feira, 14.30-16.00h – FEUC: sala 1.3

Moderador: Augusto Santos Silva (Faculdade de Economia da Universidade do Porto)

Representações estudantis no processo de avaliação das instituições de ensino superior (ver texto)
Sónia Cristina Miranda Cardoso (Universidade de Aveiro)

Inovações pedagógicas e a reconfiguração de saberes no ensinar e no aprender na Universidade (ver texto)
Maria Isabel da Cunha (Universidade do Vale dos Sinos)

A ampliação da participação democrática na educação: uma reflexão acerca dos conselhos escolares
Celene Tonella, Simone Pereira da Costa (Universidade Estadual de Maringá)

O momento equilibrista: a Universidade como espaço/tempo de (re)construção de memórias e identidades
Mónica Maria Teixeira de Sousa Corbucci (Universidade Estácio de Sá, Brasil)

O papel da Universidade na construção de um novo humanismo no terceiro milénio
Kátia Mendonça (Universidade Federal do Pará)

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