Patrícia Silva

psm@ces.uc.pt

Patrícia Silva desenvolve investigação sobre o Modernismo como fenómeno transcultural, com incidência em redes, trânsitos e trocas no contexto de movimentos literários e artísticos Portugueses e Brasileiros da primeira metade do século XX e a sua receção de e por movimentos de outras tradições linguísticas e culturais. Neste âmbito, integra o projeto internacional "Transnational Periodical Cultures" com a Johannes Gutenberg-Universität Mainz. Integra o Conselho Editorial da publicação e-cadernos CES e co-coordena o ciclo sobre metodologias "Roda de Saberes". Integrou a Comissão Organizadora do Ciclo de formação avançada Publicar sem Perecer, no qual ministra, e dinamizou o Ciclo de Seminários «Circulação e Materialidade nos Novos Estudos Modernistas Transnacionais: Redes Translocais, Arquivos e Revistas» (2018-2019). Doutorada em Estudos Portugueses e Brasileiros pelo King's College London (2009), foi investigadora visitante na School of Advanced Studies, University of London (2010-2012) e professora visitante na Universidade de Cambridge (2010-2012). O seu projeto de pós-doutoramento foi co-sediado no CES e em Queen Mary University of London e financiado pela FCT (2013-2018), tendo incluido um período como Investigadora Convidada na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) em 2017. É autora de Yeats and Pessoa: Parallel Poetic Styles (Legenda, 2010) e tem publicado sobre Fernando Pessoa e outros autores portugueses, Modernismo, Literatura Lusófona dos séculos XIX e XX, Literatura Comparada, Revistas Literárias e Culturas Visuais nas revistas científicas Pessoa Plural, Portuguese Studies, Portuguese Literary & Cultural Studies, Comparative Critical Studies, Dedalus, Cadernos de Literatura Comparada e Colóquio/Letras. Os seus principais interesses de investigação consistem em Estudos Lusófonos, Literatura Comparada, Estudos Culturais, Interartes e Culturas Visuais.

Silva, Patrícia (2018), "The poetic drama of Fernando Pessoa and W.B. Yeats and the Symbolist Theatre Tradition", Pessoa Plural: A Journal of Fernando Pessoa Studies, N/A, 14, 5-28

Silva, Patrícia; Abreu, Mirhiane Mendes de (2018), A vanguarda iconoclasta em Portugal Futurista e Klaxon, in Ricardo Marques (org.), Portugal Futurista e o Futurismo. Lisboa: Biblioteca Nacional de Portugal, 51-60

Silva, Patrícia (2018), "Fernando Pessoa's 'The Mad Fiddler': Sensationism in English", in Patricio Ferrari (org.), Inside the Mask: The English Poetry of Fernando Pessoa. Brown University Press: Gávea-Brown, 96-111