Patrícia Silva

Patrícia Silva desenvolve investigação sobre o Modernismo como fenómeno transcultural, com incidência em redes, trânsitos e trocas no contexto de movimentos literários e artísticos Portugueses e Brasileiros da primeira metade do século XX e a sua receção de e por movimentos de outras tradições linguísticas e culturais. Integra o projeto internacional "Transnational Periodical Cultures" com a Johannes Gutenberg-Universität Mainz. Os seus principais interesses de investigação consistem em Estudos Culturais, Estudos Lusófonos, Literatura Comparada, Interartes e Culturas Visuais e História das Ideias. No CES, dinamiza o Ciclo de Seminários «Circulação e Materialidade nos Novos Estudos Modernistas Transnacionais: Redes Translocais, Arquivos e Revistas», integra o Conselho Editorial da publicação e-cadernos CES e a Comissão Organizadora do Ciclo de formação avançada Publicar sem Perecer. Doutorada em Estudos Portugueses e Brasileiros pelo King's College London (2009), foi investigadora visitante na School of Advanced Studies, University of London (2010-2012) e professora visitante na Universidade de Cambridge (2010-2012) e em University College London (2012-2013). O seu projeto de pós-doutoramento foi co-sediado no CES e em Queen Mary University of London e financiado pela FCT (2013-2018), tendo obtido financiamento suplementar para um período como Investigadora Convidada na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) em 2017. É autora de Yeats and Pessoa: Parallel Poetic Styles (Legenda, 2010) e tem publicado sobre Fernando Pessoa, W.B. Yeats, Eça de Queirós, Modernismo, Estudos Literários e Culturais Lusófonos dos séculos XIX e XX, Literatura Comparada e Estudos Visuais nas revistas científicas Pessoa Plural, Portuguese Studies, Portuguese Literary & Cultural Studies, Comparative Critical Studies, Dedalus, Cadernos de Literatura Comparada e Colóquio/Letras.

Silva, Patrícia (2018), "The poetic drama of Fernando Pessoa and W.B. Yeats and the Symbolist Theatre Tradition", Pessoa Plural: A Journal of Fernando Pessoa Studies, N/A, 14, 5-28

Silva, Patrícia; Abreu, Mirhiane Mendes de (2018), A vanguarda iconoclasta em Portugal Futurista e Klaxon, in Ricardo Marques (org.), Portugal Futurista e o Futurismo. Lisboa: Biblioteca Nacional de Portugal, 51-60

Silva, Patrícia (2018), "Fernando Pessoa's 'The Mad Fiddler': Sensationism in English", in Patricio Ferrari (org.), Inside the Mask: The English Poetry of Fernando Pessoa. Brown University Press: Gávea-Brown, 96-111