Patrícia Silva

psm@ces.uc.pt

Patrícia Silva desenvolve investigação sobre o Modernismo Transcultural, com incidência sobre redes e trocas culturais no contexto de movimentos literários e artísticos Brasileiros e Portugueses da primeira metade do séc. XX. Investiga tanto a sua inter-relação como a que estabeleceram com outras tradições linguísticas e culturais. Pesquisando revistas culturais comparativamente, integra o projeto internacional "Transnational Periodical Cultures" entre o CES e a Johannes Gutenberg-Universität Mainz. Em 2018-2019 dinamizou o Ciclo de Seminários «Circulação e Materialidade nos Novos Estudos Modernistas Transnacionais: Redes Translocais, Arquivos e Revistas» no CES-UC, ministrados por professores e investigadores convidados de várias instituições nacionais e internacionais. Doutorada em Estudos Portugueses e Brasileiros pelo King's College London (2009), foi investigadora visitante na School of Advanced Studies, University of London (2010-2012) e professora visitante na Universidade de Cambridge (2010-2012). O seu projeto de pós-doutoramento foi co-sediado no CES-UC e em Queen Mary University of London e financiado pela FCT (2013-2018), incluindo um período como investigadora convidada na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) em ago.-set. de 2017. É autora de Yeats and Pessoa: Parallel Poetic Styles (Legenda, 2010) e tem publicado sobre Fernando Pessoa e outros autores portugueses, Modernismo, Literatura Lusófona dos séculos XIX e XX, Literatura Comparada, Revistas Literárias e Culturas Visuais nas revistas científicas Pessoa Plural, Portuguese Studies, Portuguese Literary & Cultural Studies, Comparative Critical Studies, Dedalus, Cadernos de Literatura Comparada e Colóquio/Letras. Os seus principais interesses de investigação consistem em Estudos Lusófonos, Estudos Culturais, Literatura Comparada, Estudos Interculturais, Interartes e de Culturas Visuais.

Silva, Patrícia (2020), "A foreigner there? Pessoa's Reception in Britain, his other Cultural Homeland", Pessoa Plural: A Journal of Fernando Pessoa Studies, 17

Silva, Patrícia; Abreu, Mirhiane Mendes (2020), Brazilian "Peripheral" Magazines: Arco e Flexa (Bahia); Verde (Cataguases); A revista (Bahia); Era Nova (Paraiba); Leite Crioula (Minas); Festa (Rio), in Andrew Thacker, Eric Bulson, & María del Pilar Blanco (org.), The Oxford Critical and Cultural History of Global Modernist Magazines: Vol. 1: South America, Central America, and the Caribbean. Oxford: Oxford University Press

Silva, Patrícia (2020), Intertextualidades Transmediais Expressionistas em Ensaio Sobre a Cegueira e Blindness, de Fernando Meirelles, in Carlos Reis (org.), Congresso Internacional José Saramago: 20 Anos com o Prémio Nobel. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra