XI Ciclo Anual Jovens Cientistas Sociais

A construção do objeto de investigação – perspetivas teórico-metodológicas e questões éticas

Ana Quintais

Elsa Lechner

Rahul Mahendra Kumar

6 de outubro de 2016, 10h00-17h00

Sala 1, CES-Coimbra

Resumo

Desde 2005, o CES tem organizado um Ciclo Anual de Conferências, dando a conhecer o trabalho de investigação, nacional e internacional, de jovens cientistas no domínio das ciências sociais. Na origem deste ciclo esteve a vontade de promover o diálogo com o trabalho produzido noutras instituições, apoiado numa matriz claramente interdisciplinar. Para tal, temos contado com o contributo de alguns dos mais promissores jovens cientistas sociais, assim como de outros atores e saberes, dado que têm participado nestes encontros pessoas de outras instituições académicas, de outras áreas académicas e de várias organizações da sociedade civil.

Convidando investigadores/as com trabalho realizado em áreas científicas muito diversas (Sociologia, Antropologia, História, Economia, Relações Internacionais, Estudos Literários, Ciências da Educação, Direito, Estudos Africanos, Ciência Política e Filosofia) o CES tem, assim, procurado contribuir para a troca de experiências e para a discussão dos resultados das investigações. A escolha dos convidados/as para cada ciclo tem por base a relevância do trabalho que estes têm vindo a desenvolver nas respetivas instituições e a sua internacionalização no espaço das ciências sociais e humanas.

Na XI edição queremos privilegiar o debate entre os JCS e investigadores/as mais experientes. Nesse sentido, na parte da manhã haverá duas intervenções por JCS, seguidas do comentário por investigadores/as do CES e, da parte da tarde, contaremos com a participação de Elsa Lechner que, após uma breve exposição sobre os potenciais e limites da pesquisa colaborativa, permitirá criar um diálogo com as intervenções dos JCS e fomentar um debate com todos/as os/as intervenientes desta edição e com o público.
 

Coordenação científica: Rafaela Granja, Susana Costa e Tiago Pires Marques

______________


PROGRAMA

10h00 – Abertura do Ciclo

10h30
Problematizando a pós-memória
Oradora: Ana Quintais (investigadora independente)
Comentadora: Júlia Garraio (Centro de Estudos Sociais)

11h30 - Da etnografia eleitoral ao arquivo de uma organização periférica do Estado Novo: futebol e política no século XX português
Orador: Rahul Mahendra Kumar ( Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal e Instituto de História Contemporânea da FCSH-UNL)
Comentador: Carlos  Nolasco (Centro de Estudos Sociais)

12h30 – Pausa para Almoço

15h30DEBATE: Potenciais e limites da pesquisa colaborativa: contributos de um estudo biográfico com imigrantes em Portugal
Oradora: Elsa Lechner (Centro de Estudos Sociais)
Comentadores/as: Ana Quintais, Júlia Garraio, Rahul Mahendra Kumar, Carlos Nolasco e Elsa Lechner

17h00 – Encerramento

______________


Resumos

Problematizando a pós-memória
Ana Quintais

Ao escolher a teoria da pós-memória postulada por Marianne Hirsch como ferramenta de análise dos trabalhos do artista visual Daniel Blaufuks, deparei-me com um conjunto de questões de ordem ética e epistemológica. Não só pelo próprio conceito de pós-memória, que tem suscitado diversas críticas – muitas delas sustentadas pelo facto deste ser um conceito relativamente recente e, por isso, algo sub-teorizado, como pela questão problemática da utilização e produção de imagens referentes ao genocídio. Blaufuks, descendente de sobreviventes do Holocausto realiza um trabalho em torno de imagens contextualizadas pela sua herança familiar, construindo todo um universo visual que faz apelo à memória destes eventos. Pretende-se, pois, refletir sobre os aspectos éticos e metodológicos que o conceito de pós-memória suscita e de que forma o trabalho visual de Daniel Blaufuks pode contribuir para perspectivar o papel da imagem no que se refere a eventos colectivamente traumáticos.


Da etnografia eleitoral ao arquivo de uma organização periférica do Estado Novo: futebol e política no século XX português
Rahul Mahendra Kumar

Esta apresentação serve essencialmente para pensar a interdependência entre os quadros teóricos, que nos permitem problematizar e construir o objeto de investigação, e os objetos empíricos, o chamado “tema” da tese. É quase sempre este “tema” - o futebol, as migrações, o racismo, etc, - ou em alternativa o método ou o terreno - a etnografia, a história oral, o arquivo - que muitas vezes definem o nosso trabalho e o nosso posicionamento no interior da disciplina. Gostaria, todavia, de defender, a partir do meu próprio percurso de investigação, que é apenas no quadro de uma problematização sólida, orientada para a resolução de problemas teóricos, mas inextricavelmente orientado para o objeto empírico que é possível desenvolver investigação sólida e capaz de fazer avançar a disciplina.

______________


Notas Biográficas

Ana Quintais é licenciada em Psicologia Clínica com Mestrado em Psicologia Pedagógica pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. Em Julho de 2015 concluiu o Doutoramento em Linguagens e Heterodoxias: História, Poética e Práticas Sociais, ramo de Estudos Anglo-americanos, pela Faculdade de Letras e Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. A tese aprovada com distinção e louvor e intitulada A escrita dobra a imagem. Daniel Blaufuks e a construção da pós-memória aborda o trabalho do artista visual português a partir da perspectiva teórica da pós-memória e da influência da literatura na sua obra artística. Enquanto investigadora independente encontra-se atualmente a investigar as relações entre imagem e literatura.

Rahul Kumar, nascido em 1980, licenciou-se em sociologia na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH), da Universidade Nova de Lisboa UNL) e em 2014 obteve o doutoramento, também em sociologia, no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. Atualmente é professor convidado da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal e investigador do Instituto de História Contemporânea da FCSH-UNL. Para além da história do desporto, tem investigado sobre questões relacionadas com o trabalho, as migrações, os media e os consumos culturais.

Elsa Lechner é doutorada em Antropologia Social pela École des Hautes Études en Sciences Sociales (2003). Desde 2014, é Investigadora Principal no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. Foi Fulbright Visiting Scholar nas Universidades de Rutgers e Brown, EUA (2014/15) com um projeto de pesquisa biográfica entre portugueses de New Jersey. Co-coordenadora do Núcleo das Humanidades, Migrações, e Estudos para a Paz do CES e membro do CC do CES 2010-2014. Foi bolseira de pós-doutoramento da FCT no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa e no ISCTE. A sua pesquisa incide sobre processos identitários em contextos migratórios, relações interculturais, pesquisa biográfica, sofrimento e resiliência dos migrantes, Migrações Clandestinas e ética de inclusão/participação. É investigadora convidada dos grupos EXPERICE (Paris 8/13), e GRAFHO (UNEB/Salvador da Bahia). Membro do Conselho de Administração da Associação Internacional de Pesquisa Biográfica e do conselho de Redacção da Revista Internacional "Le Sujet dans la Cité". Autora de vários livros e artigos nacionais e estrangeiros sobre pesquisa Biográfica no estudo das migrações.