Apresentação

Desde 2005, o CES tem organizado um Ciclo Anual de Conferências, dando a conhecer o trabalho de investigação, nacional e internacional, de jovens cientistas no domínio das ciências sociais. Na origem deste ciclo esteve a vontade de promover o diálogo com o trabalho produzido noutras instituições, apoiado numa matriz claramente interdisciplinar. Para tal, temos contado com o contributo de alguns dos mais promissores jovens cientistas sociais, assim como de outros atores e saberes, dado que têm participado nestes encontros pessoas de outras instituições académicas, de outras áreas académicas e de várias organizações da sociedade civil.

Convidando investigadores/as com trabalho realizado em áreas científicas muito diversas (Sociologia, Antropologia, História, Economia, Relações Internacionais, Estudos Literários, Ciências da Educação, Direito, Estudos Africanos, Ciência Política e Filosofia) o CES tem, assim, procurado contribuir para a troca de experiências e para a discussão dos resultados das suas investigações. A escolha dos convidados/as para cada ciclo tem por base a relevância do trabalho que estes têm vindo a desenvolver e a sua internacionalização no espaço das ciências sociais e humanas.

Ao longo dos anos, este evento teve várias formas de organização: inicialmente as edições eram organizadas em torno de nove conferências de periodicidade mensal, em ciclos com início em outubro até junho do ano seguinte. Em 2013 restringiu-se o número de conferências, realizando-se uma por cada núcleo do CES. Desde 2015 cada edição do ciclo decorre num único dia, em articulação com os programas de Doutoramento do CES, e com um tema transversal.

Em cada edição são convidados/as diversos/as os/as investigadores/as com doutoramentos concluídos há menos de 5 anos, sendo as respetivas apresentações enquadradas através dos comentários de um/a investigador/a do CES.