Exposição Fotográfica

Entre a forma e a função: a materialização da justiça

20 a 30 de setembro de 2011, 9h30/12h30-14h/18h

Segunda a Sexta, Corredor do Piso 1, CES-Coimbra

Os Tribunais, enquanto espaços arquitecturais, incorporam e representam a materialização das relações sociais e de poder estabelecidas no âmbito da justiça. Contudo, reflectimos pouco sobre estes espaços e há quem diga, até, que estamos a falar de um tema vago e sem interesse.
Para contrariar essa percepção, e através de 15 fotografias, pretendemos dar conta do sentimento comunicante destes edifícios e dos seus diferentes espaços, onde salas de audiências, salas de espera, salas de acolhimento para crianças, entradas, escadarias e corredores se cruzam entre jogos de luz e de sombra, tempo e lugar, onde a justiça se concretiza todos os dias.

A exposição fotográfica “Entre a forma e a função: a materialização da justiça” [*] inaugura no dia 20 de Setembro às 16h30. Em colaboração com a Oficina de Poesia, haverá uma leitura de poemas criados pelos Oficineiros a partir das fotografias expostas (os poemas ficarão em exposição em conjunto com as fotografias).

_____________________________

[*] Esta exposição resulta do trabalho de campo efectuado no âmbito do projecto de investigação “Arquitectura Judiciária e Acesso ao Direito e à Justiça: o estudo de caso dos Tribunais de Família e Menores em Portugal” (Ref. COMPETE: FCOMP-01-0124-FEDER-009199), financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia/COMPETE, coordenado por Patrícia Branco, a decorrer no Centro de Estudos Sociais.