CES Summer School

Espaços e Transições: Partilhando biografias e projetos na reinvenção do Centro Comercial Avenida

27 a 29 de janeiro de 2014

CES-Coimbra e Departamento de Arquitetura da Universidade de Coimbra

Nota histórica

O Centro Comercial Avenida é um centro comercial construído na Avenida Sá da Bandeira, em Coimbra, em meados dos anos 80.
Substituiu um pequeno teatro que ali existia construído nos inícios do século XX. O Teatro Avenida, inicialmente designado Teatro Circo Príncipe Real D. Luís Filipe, foi inaugurado em 1893 e correspondia à tipologia de circo ou coliseu (espaço circular com cúpula e dois anéis de camarotes); depois da implantação da República passou a designar-se Teatro Avenida ou Teatro Circo Coimbra. Embora os espaços de receção e hall de entrada fossem construídos em alvenaria de pedra, o espaço central e cúpula tinham estrutura metálica; o palco para representações teatrais ou musicais, tal como acontece frequentemente na tipologia de coliseu, era pouco profundo e orientava a sala.
O Teatro Avenida foi palco do cantor José Afonso em 1967 e 1968, momentos de grande agitação estudantil. Tinha um café.