Seminário

Esferas públicas críticas e deliberação - um desafio comunicativo da democracia contemporânea

Antoni Jesús Aguiló

Isabel C. F. Villela

23 de março de 2015, 15h00

Sala 1, CES-Coimbra

Notas biográficas

Antoni Jesús Aguiló é licenciado em Filosofia pela Universidade das Ilhas Baleares (UIB), Diploma de Estudos Avançados (DEA) em Filosofia do Direito, Moral e Política e Doutor pela UIB em Ciências Sociais e Humanas. Entre 2006 e 2010 tem sido pesquisador beneficiário do programa estatal de Formação de Pessoal Universitário (FPU) do Ministério Espanhol da Educação. É membro do DECIDe - Núcleo da Democracia, Cidadania e Direito do CES e colabora com o grupo de pesquisa Política, Trabalho e Sustentabilidade (PTS) do Departamento de Filosofia e Trabalho Social da UIB.

Os seus principais temas de pesquisa são: o estudo dos processos de globalização e os seus aspectos políticos e filosóficos; a teoria crítica da democracia, do poder, da participação e da cidadania no âmbito da globalização contra-hegemônica; e a análise da interculturalidade como instrumento de emancipação social.

Isabel C. F. Villela é jornalista e doutoranda em Comunicação Política no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Universidade Federal da Bahia. Atualmente desenvolve estágio doutoral junto ao Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra.

Sua experiência na área está relacionada com o trabalho voluntário de gestão da comunicação junto aos movimentos sociais e da participação em processos de deliberação pública no Brasil, nos últimos 20 anos. Seus estudos acadêmicos têm como temas a Democracia, a Participação social, a Deliberação Pública e a Comunicação Política, na perspectiva do aprendizado democrático e da emancipação política dos indivíduos. Suas publicações mais recentes abordam: A qualidade da Comunicação nas práticas democráticas – critérios de avaliação. V Seminário Internacional do CIMJ Media, Democracia e Cidadania na Era Digital. Org. Centro de Investigação Media e Jornalismo, Direcção Estrela Serrano; Edição - Mariposa Azul - Lisboa; Novembro de 2014 ISBN - 978-972-8481-38-4; e, Os Discursos Articulados da Democracia: entre o econômico, o politico e o social. In: XXII Encontro Anual da Compós, 2013, Salvador - Bahia. http://encontro2013.compos.org.br/. Brasília-DF: Compós, 2013. v. Anais. p. 1-17.

Luciane Lucas dos Santos é investigadora permanente no Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra. Integra o Núcleo Democracia, Cidadania e Direito (DECIDe), bem como a equipa de investigação do Projeto Alice - Espelhos Estranhos, Lições Imprevistas, projeto internacional financiado pela European Research Council, coordenado por Boaventura de Sousa Santos. Integra, também, desde 2008, o Grupo de Economia Solidária (ECOSOL/CES), que faz parte do Núcleo de Estudos em Políticas Sociais, Trabalho e Desigualdades do CES/UC. Concluiu o doutoramento em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em 2004. É professora universitária há já 19 anos, com uma longa carreira de docência na Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Exonerou-se em 2010.