Oficina

«A força dos pequenos»: ausências e arte para resistência

Carmina Bascarán

Marina Fasanello

Patrícia Simón

10 de janeiro de 2018, 14h30

Sala 1, CES | Alta

Programa

A oficina será estruturada em quatro partes:

1) Projetaremos o documentário "La Fuerza de los Pequeños" (https://www.youtube.com/watch?v=6V5nVbWneRE) 50 minutos, Direção Patricia Simón.

2) Patrícia Símon falará sobre o documentário e o papel do jornalismo engajado e cívico e o papel do jornalismo na visualização das lutas e resistências contra as violações dos direitos humanos e as industrias extrativas (15 minutos).

3) Carmina Bascarán trará o seu testemunho de luta pela defesa da vida e dos direitos humanos em Açailândia, Brasil, e da sua participação no documentário.

4) Marina Fassanello explorará uma discussão sobre o campo da comunicação e o documentário a partir das Epistemologias do Sul e da Ecologia de Saberes, incluindo debates teóricos e práticas inovadoras que têm permitido a aproximação da universidade com movimentos e lutas sociais. Inicialmente apresenta uma abordagem conceptual introdutória sobre a Media e as Epistemologias do Sul no plano analítico: existem inúmeros modos de comunicação para além das tecnologias midiáticas hegemónicas no Sul Global que exploram narrativas e apresentam alternativas em termos de sociologias das ausências e emergências. Em seguida pode discutir especificamente o potencial do documentário audiovisual, que apesar de ser uma invenção moderna e eurocéntrica, pode ser incorporado e reinventado enquanto ferramenta de comunicação articulado às lutas sociais, propiciando também uma riqueza expressiva em termos de ecologia de saberes. Por fim, posso apresentado um exemplo de articulação entre academia e lutas sociais a partir da produção, distribuição e processos formativos envolvendo documentários em vídeo que retratam diferentes realidades e movimentos sociais do campo no Brasil (15 minutos)

5) Debate: Tempo de perguntas, comentários