A Luta pelo Direito à Habitação em Lisboa e as Oficinas de Memória no 6 de Maio

11 de dezembro de 2018, 15h00

CES | Lisboa

Apresentação

As apresentações a serem proferidas pela arquiteta Diana Bogado e pela antropóloga Saila Saaristo abordam as formas de luta contra os despejos no Rio de Janeiro e em Lisboa.

Diana Bogado apresenta a experiência do Museu das Remoções, um museu social construído pela comunidade Vila Autódromo no Rio de Janeiro, que se insere na luta pelo direito à moradia no contexto de preparação dos megaeventos, Copa do mundo e Olimpíadas Rio 2016. Para construção deste museu realizou-se oficinas de memória, uma estratégia de articulação comunitária que usa a memória popular como ferramenta para fortalecer vínculos e incentivar a luta pela habitação.

Estas oficinas foram adaptadas pelas apresentadoras ao contexto do bairro 6 de Maio em Lisboa, que também sofre despejo e remoção de suas casas, com o objetivo de incentivar os moradores a continuarem lutando pelo reassentamento adequado de todos os moradores do bairro.

Saila Saaristo fala sobre os movimentos sociais que lutam pelo direito à habitação e à cidade em Lisboa, abordando as experiências dos moradores dos bairros sociais e movimentos sociais que os apoiam. O foco é nas mulheres que ocupam fogos de habitação social, com a análise feita deste uma perspectiva feminista interseccional.

Notas biográficas

Diana Bogado é doutora em arquitetura pela Universidade de Sevilha; co-criadora do Museu das Remoções, pesquisadora pós-doutoral do CES-UC, Universidade Coimbra.

Saila Saaristo concluiu o mestrado em Antropologia Social e Cultural na Universidade de Helsínquia em 2009. Actualmente é doutoranda no Programa de Doutoramento “Political, Societal and Regional Change” da Universidade de Helsínquia, e no Programa “Democracia no Século XXI” do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. Seu projecto de investigação actual foca-se em despejos e resistência contra os despejos em Lisboa.