Seminário | ITM-CES

Refugiados na Área Metropolitana de Lisboa: Resistência ou Reformismo pelo Direito à Cidade?

Sílvia Leiria Viegas (CES)

12 de maio de 2022, 16h00 (GMT+1)

Evento em formato digital

Moderadora: Gaia Giuliani (CES)

Apresentação

O projeto INSEhRE 21, em conclusão, versa sobre a inclusão sócio-espacial e habitacional dos refugiados na Área Metropolitana de Lisboa, reconhecendo as atuais tendências neoliberais paradoxais e as respostas transformadoras da sociedade civil organizada que procura melhores oportunidades e condições de vida. Tal ocorre no quadro pré/pós Covid-19, caracterizado pelo aumento de imigrantes em Portugal e sua capital. Assim, colocam-se questões em torno de dificuldades quotidianas, como as habitacionais e de cidadania, e sobre como a sociedade civil organizada reage a esses problemas transformando a esfera política e a vida urbana. Que alternativas propõe, que possibilidades fabrica, que futuro persegue? Visa-se, portanto, perceber como vivem os refugiados, identificar as mudanças operadas, quem e como as promove, e de acordo com que intenções e dinâmicas. Pretende-se ainda interpretar diferenças entre reformismo conciliatório e resistência radical para, em última instância, reconhecer uma mudança potencial, para um mundo intercultural e inclusivo, alinhado com a ideia original do direito à cidade. Em termos metodológicos, recorre-se ao pensamento crítico em arquitetura e urbanismo, cruzando-o com os estudos das migrações, operacionalizado pelo ativismo e pela investigação-ação. Aqui, destaca-se o papel da academia e dos (antigos) refugiados na promoção do diagnostico, da advocacia política e das respostas imediatas.

Notas biográficas

Sílvia Leiria Viegas doutorou-se em Arquitetura pela Universidade de Lisboa (2015) com a tese Luanda, Cidade (im)Previsível? Governação e Transformação Urbana e Habitacional: Paradigmas de Intervenção e Resistências no Novo Milénio. Encontra-se a concluir o projeto de pesquisa de pós-doutoramento INSEhRE 21, Inclusão sócio-espacial e habitacional dos refugiados na Europa de hoje: Lições da diáspora africana em Portugal, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (SFRH/BPD/118022/2016 – FSE/POCH) e acolhido pelo Centro de Estudos Sociais, da Universidade de Coimbra. É membro do ITM/CES-UC, do GESTUAL/FA-UL e colaboradora permanente do Fórum Refugio Portugal.

Gaia Giuliani é investigadora permanente do CES, membro do DECIDe e Professora Associada em Filosofia Política (Itália: ASN 2017). Doutorou-se na Universidade de Turim em Historia das Ideias Políticas (2005) e realizou pós-doutoramentos na Universidade de Bolonha (2007-2009), na Universidade de Tecnologia de Sydney (2009-2010) financiado pelo governo australiano [Endeavour Research Fellowship], e no Centro de Estudos Sociais (CES) - Universidade de Coimbra (PT) (2015-2019) financiado pela FCT.

_______________________________

Esta atividade realiza-se através da plataforma Zoom, sem inscrição obrigatória. No entanto, está limitada ao número de vagas disponíveis >> https://us02web.zoom.us/j/83779043926?pwd=UzNFUStDZHV3V0FjRXlycEpEODR0QT09 | ID: 837 7904 3926 | Senha: 093569

Agradecemos que todas/os as/os participantes mantenham o microfone silenciado até ao momento do debate. A/O anfitriã/ão da sessão reserva-se o direito de expulsão da/o participante que não respeite as normas da sala.

As atividades abertas dinamizadas em formato digital, como esta, não conferem declaração de participação uma vez que tal documento apenas será facultado em eventos que prevejam registo prévio e acesso controlado.

Ciclo de Seminários | Grupo Inter-Temático de Migrações (ITM-CES)

Migration(s) and Global Crises