Seminário | Ciclo 'As Tramas da Memória: datas para contar'

Maria Inácia Rezola

Pedro de Pezarat Correia

Rui Bebiano

27 de julho de 2023, 16h00 (GMT+1)

Evento em formato digital

Apresentação

Este seminário insere-se no ciclo  As Tramas da Memória: datas para contar organizado pela coordenação da linha de investigação Europa e o Sul Global: patrimónioss e diálogos. O ciclo visa assinalar e refletir sobre datas menos sonoras, mas igualmente determinantes para a construção do 25 de Abril de 1974 e das independências dos países africanos de língua oficial portuguesa e de Timor-Leste. Os seminários decorrem on-line, sempre que possível na data a assinalar, todos os meses, pelas 16 horas, ao longo de 2023

27 de julho de 1974: Lei 7/74 em que Portugal reconhece o direito dos povos das colónias à independência, um debate com Pedro de Pezarat Correia (General Reformado e Professor Convidado jubilado da UC), Maria Inácia Rezola (ESCS-IPL / Presidente da estrutura de missão das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril) e Rui Bebiano (FLUC/CES), moderado por Teresa Almeida Cravo (FEUC/CES).

Notas biográficas

Maria Inácia Rezola é doutorada em História Institucional e Política Contemporânea pela FSCH-UNL e investigadora do Instituto de História Contemporânea da mesma faculdade (IHC-UNL). É Professora Coordenadora na Escola Superior de Comunicação Social (ESCS-IPL). É autora de obras como 25 de Abril – Mitos de uma Revolução (Esfera dos Livros, 2007) e Melo Antunes, uma biografia política (Âncora, 2012).

Pedro Pezarat Correia é Major-general (Exército) reformado e professor convidado da Universidade de Coimbra jubilado. Participante ativo no MFA, membro do Conselho da Revolução desde a sua fundação até à sua extinção. Em Angola, no 25 de Abril, teve um papel destacado no processo de descolonização. Autor de vasta bibliografia sobre 25 de Abril, descolonização, geopolítica e geoestratégia, conflitos, nomeadamente do livro …da descolonização, versão alargada da sua tese de doutoramento na Universidade de Coimbra.

Rui Bebiano é historiador, professor aposentado de história contemporânea no Departamento de História, Arqueologia e Artes da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e investigador do Centro de Estudos Sociais. A sua atual área de pesquisa situa-se no campo da história das ideias políticas e dos movimentos culturais da década de 1950 à atualidade, em particular no campo da história dos intelectuais, das representações da utopia, dos processos de exclusão e silenciamento e das relações entre história e memória.

_____________

Esta atividade realiza-se através da plataforma Zoom, sem inscrição obrigatória. No entanto, está limitada ao número de vagas disponíveis > https://zoom.us/j/84587553732  | ID: 845 8755 3732 | Senha: 188302

Agradecemos que todas/os as/os participantes mantenham o microfone silenciado até ao momento do debate. A/O anfitriã/ão da sessão reserva-se o direito de expulsão da/o participante que não respeite as normas da sala.

As atividades abertas dinamizadas em formato digital, como esta, não conferem declaração de participação uma vez que tal documento apenas será facultado em eventos que prevejam registo prévio e acesso controlado.