Seminário

A promoção de igualdade de género na cooperação portuguesa

Rita Santos

Sílvia Roque

29 de junho de 2023, 10h00 (GMT+1)

Evento em formato digital

Apresentação

Este seminário visa discutir os resultados do Estudo, financiado pelo Camões, I.P., que pretende fornecer à Cooperação Portuguesa pistas e ferramentas para uma inclusão mais efetiva da Igualdade de Género na prossecução de estratégias, programas e projetos no domínio da Cooperação para o Desenvolvimento.

Apresentar-se-ão uma análise sobre avanços e recuos pós 2015 dos esforços de integração da agenda Igualdade de Género nas políticas de cooperação para o desenvolvimento, na senda da Avaliação da Estratégia de Promoção de Igualdade de Género na Cooperação Portuguesa (2018), bem como recomendações e ferramentas para potenciar a integração da Igualdade de Género na Cooperação Portuguesa.

Notas biográficas

Rita Santos é investigadora júnior do Centro de Estudos Sociais. É doutoranda em Política Internacional e Resolução de Conflitos, na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. Tem o grau de Mestre em Estudos para a Paz, pela Universidade de Bradford, Reino Unido. Ao longo dos últimos quinze anos trabalhou em nove projetos de investigação nos campos do Feminismo, Relações Internacionais e Estudos de Segurança; violência, género e armas de pequeno porte; a agenda Mulheres, Paz e Segurança; e alteridade e representações mediática e políticas de migrantes, refugiados/as e "outros/as internos/as". Participou e/ou coordenou ainda estudos e formações para think tanks e ONG inter/nacionais como a AKTO (Portugal), NOREF (Noruega), SWEFOR (Suécia), Promundo-USA (agora Equimundo) e realizou trabalho de avaliação e apoio à elaboração de políticas públicas para o Instituto Promundo (Brasil), Plataforma Portuguesa das ONGD, e Instituto Camões (Portugal). Os seus actuais interesses de investigação relacionam-se com feminismo das Relações Internacionais e Estudos de Segurança; violência, género e armas de fogo; a agenda internacional sobre Mulheres, Paz e Segurança; e igualdade de género e cooperação para o desenvolvimento.

Sílvia Roque é Professora Auxiliar de Relações Internacionais na Universidade de Évora e investigadora do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. Doutorada em Relações Internacionais tem trabalhado em projetos de investigação no domínio das Relações Internacionais, em particular na área de Estudos para a Paz. Entre os seus atuais interesses de investigação encontram-se os estudos sobre Género, Feminismo e Relações Internacionais incluindo as políticas de cooperação para o desenvolvimento.
________________

Esta atividade realiza-se através da plataforma Zoom, sem inscrição obrigatória. No entanto, está limitada ao número de vagas disponíveis. https://zoom.us/j/81147466581 | ID: 811 4746 6581 | Senha: 918504

Agradecemos que todas/os as/os participantes mantenham o microfone silenciado até ao momento do debate. A/O anfitriã/ão da sessão reserva-se o direito de expulsão da/o participante que não respeite as normas da sala.

As atividades abertas dinamizadas em formato digital, como esta, não conferem declaração de participação uma vez que tal documento apenas será facultado em eventos que prevejam registo prévio e acesso controlado.