Seminário

Narrativas da Integração Europeia

19 de janeiro de 2023, 14h30

Sala Keynes, Faculdade de Economia da UC

Apresentação

Divulgação dos resultados preliminares do projeto Mediatized EU - Mediatized Discourses on Europeanization and Their Representations in Public Perceptions, financiado pelo programa H2020 da Comissão Europeia, por Maria Raquel Freire.

Discussão: Carla Luís (CES), João Rodrigues, Sílvia Ferreira (FEUC/CES) e Vanda Amaro Dias (FLUC/CES)

O projeto Mediatized EU - Mediatized Discourses on Europeanization and Their Representations in Public Perceptions, financiado pelo programa H2020 da Comissão Europeia, visa analisar de que modo o discurso mediático é construído relativamente ao projeto europeu, e como este é percecionado pelo público focando no triângulo elite política-media-público. O projeto analisa a representação mediática do processo de integração europeia em cinco dimensões principais, nomeadamente os alargamentos da União Europeia (UE), as crises económicas e financeiras, a crise dos refugiados e migrantes, a pandemia, e a guerra na Ucrânia. A forma como as representações mediáticas moldam a perceção pública e das elites deste processo, é também informada pelas interações entre os media, a elite política e o público, daí a triangulação que está no centro desta análise visando desconstruir dinâmicas de controlo, manipulação, replicação, (in)dependência, entre outras. O projeto faz análise de conteúdo e análise crítica de discurso dos atuais discursos mediáticos sobre estes temas, entrevistas com as elites políticas e dos media, e grupos focais com públicos relevantes.

O projeto envolve sete parceiros, e o estudo focar-se-á no estudo mediático de cada um destes – Bélgica, Espanha, Estónia, Hungria, Irlanda e Portugal, estados membros da UE, e a Geórgia, que faz parte da Parceria a Leste e assinou um Acordo de Associação com a UE –, fornecendo uma análise comparativa, e desenvolvendo ainda recomendações. No caso de Portugal, que a equipa de investigadoras do CES lidera (Maria Raquel Freire, Sofia José Santos, Moara Crivelente e Luíza Bezerra), selecionamos três jornais e três noticiários para análise, num período temporal contido entre setembro de 2021 e março de 2022. Neste evento apresentaremos as conclusões preliminares do estudo que estamos a desenvolver, como ponto de partida para uma discussão mais alargada da investigação desenvolvida no contexto da Linha de Investigação Capitalismo (semi)periférico: Crises e alternativas, permitindo a identificação de pontos de convergência e de diálogos diferenciados.