Escola

Media e Violência Sexual

7 a 11 de outubro de 2024

CES | Alta (Coimbra, PT)

A Escola ‘Media e Violência Sexual’ é uma oportunidade para refletir sobre como entendemos a violência sexual a partir das suas representações em diferentes media, de distintas perspetivas disciplinares e do trabalho de organizações de base comunitária. Tem como objetivo específico analisar as formas de mediatização da violência sexual na sociedade contemporânea e, nesse sentido, discutirá ferramentas práticas e metodológicas de pesquisa, bem como os dilemas e desafios éticos que marcam as produções culturais e a cobertura jornalística. A Escola realiza-se no âmbito do projeto UnCoveR, o primeiro estudo transdisciplinar abrangente sobre violência sexual nas paisagens mediáticas portuguesas. O projeto estuda a violência sexual enquanto fenómeno enquadrado por noções de normatividade sexual, masculinidade, feminilidade e dinâmicas de poder, que, em contextos como o português, marcado por sexismo, hierarquias sociais e heranças coloniais, interagem com noções de raça, etnicidade, religião e nacionalidade.

A Escola, com duração de cinco dias, inclui palestras, seminários, oficinas, programa cultural, uma mesa-redonda, uma ação de formação e grupos de discussão. Terá como palestrantes e formadores/as membros da equipa e consultores/as do projeto, bem como jornalistas, ativistas e profissionais da área da violência sexual.
 

Coordenação: Júlia Garraio, Sofia José Santos, Inês Amaral, Rita Basílio Simões, Rita Alcaire, Maria João Faustino

Formadores/as: Ana Rita Brito (AKTO), Ângelo Fernandes (Quebrar o Silêncio), Carla Cerqueira (CICANT, Universidade Lusófona), Daniela Sofia Neto (FEUC), Francisco Azevedo Mendes (Universidade do Minho), Gary Barker (Promundo/ CES), Inês Amaral (FLUC/CES), Isabel Ventura (CEMRI), Karen Boyle (University of Strathclyde), Joana Amaral Cardoso (Público), Júlia Garraio (CES), Maria João Faustino (CES), Marta Araújo (CES), Paula Cosme Pinto, Ricardo Higuera Mellado (Men Talks), Rita Alcaire (CES), Rita Almeida Carvalho (ICS), Rita Basílio Simões (FLUC/CES), Rita Santos (CES), Sérgio Pinto (Universidade Católica Portuguesa), Sílvia Roque (Universidade de Évora, CES), Sofia José Santos (FEUC/CES), Tatiana Moura (CES).

Público-alvo: investigadores/as e estudantes das áreas dos Estudos em Comunicação, Jornalismo, Estudos de Género, Estudos Culturais  e outras áreas que se cruzem com as temáticas da Escola; ativistas na luta contra a violência sexual e violência de género; jornalistas e profissionais nas áreas da comunicação; produtores/as, gestores/as e dinamizadores/as culturais; público em geral interessado nestas temáticas.

Língua de trabalho: Português (e Keynote 1 em inglês)


Submissão de candidaturas:


Após aprovação da candidatura à Escola “Media e Violência Sexual”, os/as participantes receberão por email informação sobre como proceder ao pagamento e à formalização da inscrição.

Valores da inscrição até 22 de setembro de 2024

Inscrição geral: 120 euros
Inscrição estudantes e pessoas desempregadas: 50 euros
Inscrição comunidade CES: 70 euros
A inscrição inclui custos do curso, materiais de apoio e bilhetes para o programa cultural  

Valores da inscrição a partir de 23 de setembro de 2024
Inscrição geral: 140 euros
Inscrição estudantes e pessoas desempregadas: 70 euros
Inscrição comunidade CES: 90 euros
A inscrição inclui custos do curso, materiais de apoio e bilhetes para o programa cultural

Número máximo de participantes: 25    


Esta é uma Escola no âmbito dos projetos UnCoveR. Sexual Violence in Portuguese Mediascapes (https://doi.org/10.54499/2022.03964.PTDC), Dis/entangling Rape: Sexual Violence in Portuguese literature and cinema in the 21st century (https://doi.org/10.54499/2022.05885.CEECIND/CP1754/CT0003), ENGAGE – Promoção da igualdade de género e justiça social através da comunicação de ciência social transmedia storytelling. Colaboração com o Observatório masculinidades.pt (CES), GPS-CES | Grupo de Pesquisa em Sexualidades, Programa de Doutoramento em Ciências da Comunicação (FLUC; coord. Rita Basílio Simões) e o Mestrado em Relações Internacionais (FEUC; coord. Sofia José Santos)