Encontro

Saúde com Arte: Sonoridades Sociais

27 de julho de 2024, 10h00

Sala 2, CES | Alta

Este encontro académico apresenta-se como uma ação do Grupo de Pesquisa "Saúde com Arte: Sonoridades Sociais e Interculturalidades" (UFRJ), balizada pela plataforma Saúde com Arte, criada no CES em 2014, durante o pós-doutoramento da Professora Doutora Raquel Siqueira. Esta iniciativa vem realizando várias ações ao longo de uma década, incluindo eventos e oficinas. Durante a Pandemia, foram realizados 12 rodas de conversa virtuais com o tema "Saúde com Arte no Desafio da Pandemia", em colaboração com o CES. Este novo encontro continua a apresentar as investigações e reflexões derivadas da importância das artes e expressões artísticas nos processos de emancipação de coletivos em situações de vulnerabilidade social.

10h00-12h30 - Mesa Saúde com Arte
Participantes: Raquel Siqueira (UFRJ), João Arriscado Nunes (CES) e Virgínia Gomes (Museu Machado de Castro)

14h30-17h30 - Oficina Sonoridades Sociais - Exposição Dialogada e Experimentações
Formadora: Raquel Siqueira (UFRJ)

Notas Biográficas

João Arriscado Nunes é Investigador Permanente do Centro de Estudos Sociais. Professor Catedrático Aposentado de Sociologia da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. Os seus interesses de investigação centram-se nas áreas das Epistemologias do Sul, estudos de ciência e de tecnologia (em particular, da investigação biomédica, ciências da vida e da saúde pública, da relação entre ciência e outros modos de conhecimento), da sociologia política (democracia, cidadania e participação pública, nomeadamente em domínios como ambiente e saúde), Direitos Humanos e teoria social e cultural.

Raquel Siqueira é Professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Instituto de Psiquiatria-IPUB), curso de Musicoterapia. Pós-doutorado em Saúde Pública no CES-UC Ciências sem Fronteiras (2013-2014). Doutorado em Psicologia na Universidade Federal Fluminense (UFF) com sandwich no CES  (2011). Mestrado em Psicologia na UFF. Especialização em Musicoterapia no Conservatório Brasileiro de Música - Centro Universitário (CBM-CEU). Graduação em Psicologia na UGF-RJ. Experiência em assistência, gestão e pesquisa na área de Saúde Coletiva/Saúde Pública por 30 anos. Psicóloga, Musicoterapeuta e líder do Grupo de Pesquisa “Saúde com Arte: sonoridades sociais e interculturalidades”.

Virgínia Gomes é Conservadora das coleções de pintura, desenho e gravura do Museu Nacional de Machado de Castro, em Coimbra.

Organizador/as: João Arriscado Nunes (CES); Raquel Siqueira (UFRJ); Virgínia Gomes (MNMC)