Encontro

O bolsonarismo, seus efeitos na política brasileira e os impactos na vida quotidiana

28 de outubro de 2019, 09h30

Sala 1, CES | Alta

Notas biográficas

Marília Veríssimo Veronese é psicóloga, mestre e doutora em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2004). Realizou estágio sanduíche na Universidade de Havana em 2001 e no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra em 2003, sob orientação de Boaventura de Sousa Santos. Atualmente é professora Titular I da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), sendo pesquisadora associada do grupo de pesquisa em Economia Solidária e Cooperativa (ECOSOL-UNISINOS) e também vinculada ao grupo ECOSOL-CES. Tem experiência nas áreas de Sociologia e Psicologia Social, com atuação também na área de Saúde Coletiva.

Gisele Maria Ribeiro de Almeida é doutora em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas (Brasil). Professora de Metodologias Qualitativas de Pesquisa do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal Fluminense em Campos dos Goytacazes, Brasil. Pesquisadora vinculada ao Núcleo Interdisciplinar de Estudos Migratórios (NIEM). Interessada pelo tema da mobilidade humana, tais como: reflexões teóricas e metodológicas sobre estudos de migração; emigração brasileira; mobilidade humana e mudanças sociais atuais; racismo, xenofobia e migração. Atualmente realiza estágio pós-doutoral no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra.

Rodrigo Ednilson de Jesus é graduado em Ciências Sociais, Mestre em Sociologia e Doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professor Adjunto da Faculdade de Educação da UFMG, vinculado ao Departamento de administração Escolar. Foi coordenador do Eixo Escola e seus sujeitos do Curso de Formação de Intercultural de Educadores Indígenas da UFMG; Coordenador Geral de Educação para as Relações Étnico-Raciais na SECADI (Ministério da Educação). Entre 2013 e 2019 compôs a Coordenação do Programa Ações Afirmativas na UFMG e no período de 2014 a 2019 foi Pró-Reitor Adjunto de Assuntos Estudantis da UFMG. Atualmente é Pós-doutorando do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra.

Marcela Uchoa é doutoranda em Filosofia Política na Universidade de Coimbra em co-tutela com a Universidade Federal do Rio de Janeiro. É investigadora do IEF (Instituto de Estudos Filosóficos) UC. Formada em Direito e Filosofia, foi professora de Ética, Filosofia do Direito e Filosofia da Educação na Faculdade Cearense (FAC) e Faculdade do Vale do Jaguaribe (FVJ).

Bruno Sena Martins é investigador do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES/UC). É Co-coordenador do Programa de Doutoramento Human Rights in Contemporary Societies e Co-coordenador no Programa de extensão académica "O Ces vai à Escola". É docente no Programa de Doutoramento "Pós-colonialismos e cidadania global". Entre 2016 e 2019 desempenhou no CES as funções de Vice-presidente Conselho Científico do CES/UC e entre 2013 e 2016 foi Co-coordenador do Núcleo "Democracia, Cidadania e Direito" (DECIDe) do CES/UC. É Licenciado em antropologia e doutorado em sociologia.

Teresa Cunha é doutorada em Sociologia pela Universidade de Coimbra. Éinvestigadora sénior do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra onde ensina em vários Cursos de Doutoramento; co-coordena o Núcleo de Humanidades, Migrações e Estudos para a Paz (NHUMEP), os ciclos do Gender Workshop e das Oficinas das Epistemologias do Sul e o Programa de Investigação Epistemologias do Sul. É investigadora associada do CODESRIA e do Centro de Estudos Africanos da Universidade Eduardo Mondlane, Moçambique. Em 2017, foi agraciada com a Ordem de Timor-Leste pelo Presidente da República Democrática de Timor-Leste. Os seus interesses de investigação são feminismos e pós-colonialismos; mulheres transição pós-bélica, paz e memórias; outras economias e economias feministas; direitos humanos.

Luciane Lucas dos Santos é investigadora no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, integrando e co-coordenando o Núcleo Democracia, Cidadania e Direito (DECIDe). Co-coordena o Grupo de Estudos sobre Economia Solidária do CES (ECOSOL/CES). É Doutora, desde 2004, em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Construiu uma longa carreira de docência no Brasil, especialmente na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Leciona atualmente no Programa de Doutoramento Democracia no Século XXI, no CES. Sua pesquisa está relacionada aos seguintes temas: estudos pós-coloniais e decoloniais do consumo e da Economia, Economia(s) Feminista(s), Estética(s) Feminista(s) e Economias Social e Solidária.