Seminário DIJUS - Diálogos Interdisciplinares sobre Direito e Justiça (5.ª ed.)

Tribunais e(m) Democracia - como prestar contas  (ou que accountability social)?

Claudia Maria Barbosa

Edgar Taborda Lopes

João Pedroso

17 de dezembro de 2019, 10h00

Sala 1, CES | Alta

Resumo

Neste seminário pretende-se, através da reflexão teórica e da experiência prática dos profissionais, discutir os Tribunais e(m) Democracia - como prestar contas (ou que accountability social)? – Os Tribunais são questionados pela sua opacidade, pelo que se coloca em debate quais sãos os melhores meios e as melhores práticas de prestar contas públicas, garantir transparência e reforçar a legitimidade.  

Este enquadra-se no DIJUS, um programa de seminários sobre as relações de (in)compreensão entre o discurso jurídico e o(s) discurso(s) de outras ciências. Através destes diálogos pretende-se analisar as convergências e as divergências dos saberes, dos discursos e do modo como estes são traduzidos e usados na ocultação/desocultação de factos e na construção de uma narrativa que seja validada e reconhecida pelo direito e pelo sistema judicial.

Dialogantes: Claudia Maria Barbosa ( PUC Paraná), Edgar Taborda Lopes (Juiz Desembargador/Coord. Departamento de Formação do CEJ) e João Pedroso (CES/FEUC)