CES Summer School

Evolução Recente do Capitalismo em Portugal – 3ª Edição de Escola de Verão de Economia Crítica

11 a 14 de setembro de 2016

CES-Lisboa (Picoas Plaza | Rua do Viriato, 13, Lj. 117-118)

Área(s) temática(s)do curso
Economia Política, Financeirização, Crise, Portugal

Destinatários/as
Estudantes de mestrado, douramento, e outros investigadores com trabalho nas áreas temáticas do curso.

Observação: Potenciais interessados deverão enviar uma carta de intenções (1 a 2 páginas) para o email ceslx@ces.uc.pt , apresentando-se e expondo a relevância da Escola de Verão para a sua investigação, e que será utilizada na seleção da/os candidata/os.

Investigadores/a responsáveis
Ana Cordeiro Santos, José Castro Caldas, Vítor Neves

Equipa docente
Ana Costa (ISCTE’IUL) | Ana Cordeiro Santos (CES) | Carlos Bastien (ISEG) | João Cravinho (Economista) | João Rodrigues (FEUC, CES) | Jorge Nascimento Rodrigues (Jornalista) | Jorge Uxo Gonzalez (Univ. Castilla-La Mancha, Espanha) | José Castro Caldas (CES) | José Reis (FEUC, CES) | Manuel Aalbers (Univ. Leuven, Bélgica) | Nuno Teles (CES) | Ricardo Paes Mamede (ISCTE’IUL) | Vítor Neves (FEUC, CES)

Descrição do curso
Esta Escola de Verão propõe, através da abordagem de economia política, analisar a evolução recente do capitalismo em Portugal, focando em especial o crescente peso da finança na economia e sociedade. Desafia abertamente a sabedoria económica convencional, que durante muito tempo ofuscou os efeitos perniciosos deste processo, descrevendo-o em termos apologéticos, como se de uma mera «modernização financeira» se tratasse no quadro de um ideal de economia de mercado dita livre e eficiente. A estagnação prolongada e a crise económicas, bem como o crescimento das desigualdades sociais agravadas por sucessivas políticas de austeridade em reposta à crise, exigem que se rompa com esta visão ideológica, substituindo-a por uma análise cuidada da miríade de mecanismos que ajudam a explicar o extraordinário peso que a finança adquiriu. Incide especialmente sobre o caso Português situando no processo de europeização da economia portuguesa no contexto de uma integração que culminou no Euro.

A Escola de Verão organiza-se em torno de quatro grandes temas:

1. Financeirização do Capitalismo em Portugal
2. A Crise e a Austeridade em Portugal
3. Financeirização e Desigualdades em Portugal
4. Financeirização e a História Recente das Ideias Económicas em Portugal

Cada tema é desenvolvido a partir de uma ou duas sessões. Cada sessão é constituída por duas partes, uma expositiva e a outra de discussão em que os estudantes são incentivados a debater os temas tratados com o corpo docente.

Para facilitar a discussão, os estudantes receberão antecipadamente uma sebenta com textos de apoio para cada sessão.

Estão ainda previstas 2 Oficinas de Investigação que se destinam a debater os projetos de investigação dos estudantes.

Projetos científicos em que se enquadra o curso
A Escola de Verão é sustentada pela investigação realizada pela equipa docente no quadro dos seguintes projetos: OpenEc, FESSUD, FINHABIT, RECON

Valor da inscrição
Geral – 60 euros