Seminário | ECOSOC-CES

Azize Aslan (Ativista do Movimento Mulheres do Curdistão)

25 de fevereiro de 2022, 14h30 (GMT)

Evento em formato digital

Comentadora: Eleonora Gea Piccardi | Moderadora: Karina Almeida Guimarães Pinhão

Resumo

Discussão do livro Economía anticapitalista en Rojava. Las contradicciones de la revolución en la lucha kurda de Azize Aslan
[Download do livro AQUI ]

Azize Aslan é uma mulher curda, socióloga e ativista do movimento de mulheres do Curdistão.  Estudou economia do desenvolvimento em Istambul, quando começou a trabalhar sobre a organização de economias sociais/alternativas, cooperativas e economia feminista e apoiou a organização das cooperativas Eko-Jin [Economia das Mulheres] na área curda da Turquia.

Concluiu o seu doutorado no México, na Universidad Benemérita Autónoma de Puebla e continua a viver  neste país, onde ministra o curso do mestrado “Movimentos Sociais e Rebeldes do Oriente Médio: Território e Gênero” na área de estudos sobre Oriente Médio no Colégio de México (Colmex).

Na sua tese de doutoramento, Aslan trabalhou sobre autonomia e economia social no Norte e no Leste da Síria, e a sua tese ganhou o prêmio da Cátedra Jorge Alonso, Universidad de Guadalajara-CIESAS. Seu livro foi publicado com o título de "Economia Anticapitalista em Rojava: Contradições na luta curda" (Cátedra Interinstitucional da Universidade de Guadalajara-CIESAS: 2021) e constitui-se o trabalho mais detalhado e completo sobre os processos de auto-organização económica anticapitalista e ecologista dentro do movimento curdo e, em particular, na região autónoma no Norte e Leste da Síria.

_____________

Esta atividade realiza-se através da plataforma Zoom, sem inscrição obrigatória. No entanto, está limitada ao número de vagas disponíveis > https://us02web.zoom.us/j/84179371870?pwd=QkdkS241a2d4eE5MWjZROEhWVHZNdz09 | ID: 841 7937 1870 | Senha: 432149

Agradecemos que todas/os as/os participantes mantenham o microfone silenciado até ao momento do debate. A/O anfitriã/ão da sessão reserva-se o direito de expulsão da/o participante que não respeite as normas da sala.

As atividades abertas dinamizadas em formato digital, como esta, não conferem declaração de participação uma vez que tal documento apenas será facultado em eventos que prevejam registo prévio e acesso controlado.