Curso de Formação Avançada CES/UGT

Relações de Trabalho e Sindicalismo

22 e 29 de junho

Hotel Dona Inês, Coimbra

Formadores: Elísio Estanque e Hermes Augusto Costa
Duração: 12 horas

1. Apresentação Geral
O contexto de adversidade económica que se vem feito sentir nos últimos anos, reforçado com sucessivos anúncios de medidas de austeridade orçamental que a troika internacional FMI-BCE-UE veio reforçar, constitui um desafio central para os mercados de trabalho e suas organizações. No quadro das transformações em curso no mundo do trabalho, a presente acção de formação propõe-se aprofundar conhecimentos – segundo uma perspectiva sociológica – sobre as novas tendências de mudança no campo das relações laborais, do emprego e do sindicalismo e suas particularidades na sociedade portuguesa. As análises e reflexões a desenvolver baseiam-se no conhecimento acumulado pela equipa de formadores ao longo das últimas duas décadas (professores de sociologia e investigadores do Centro de Estudos Sociais), tendo como referências a realização de diversos projectos de pesquisa e diversas publicações em torno destes temas.

O curso está estruturado em 4 temas, complementares entre si. O primeiro tema tem como preocupação de fundo resgatar os momentos e pressupostos teóricos fundadores do sindicalismo para, a partir deles, equacionar o papel e actualidade do sindicalismo. O segundo tema coloca em debate os modelos tradicionais de conflito e negociação que decorrem da dimensão associativa das organizações sindicais e empresariais e aborda as importantes questões da cultura da empresa e do diálogo social no espaço empresarial. O terceiro tema incide sobre os factores de crise nacional do sindicalismo e propõe um conjunto de condições para a sua renovação transnacional. Por fim, o quarto tema centra-se na dimensão organizacional e nas suas dinâmicas, colocando-se em destaque a questão do poder e da liderança nas estruturas empresariais e associativas.

O curso é leccionado por académicos, mas não se apoia apenas em preocupações teóricas. Na verdade, o pretexto do curso é também a troca de opiniões e o debate informado sobre os problemas, visões e representações com que dirigentes e activistas sindicais, quadros profissionais e associativos se confrontam quotidianamente nos seus locais de trabalho, nas empresas e nas instituições (públicas ou privadas).

2. Plano das sessões
Data: 22 de Junho
Horário: 09h30 - 12h30
Formador: Hermes Augusto Costa
Tema: Movimento Operário e Sindicalismo: dimensões históricas e conceptuais
- Pressupostos teóricos e momentos fundadores
- Definições e papéis dos sindicatos
- Sindicalismo de classe e sindicalismo de negociação

Data: 22 de Junho
Horário: 14h00 - 17h00
Formador: Elísio Estanque
Tema: Conflito, negociação e associativismo
- O conflito e a negociação nas organizações
- O associativismo sindical e empresarial
- Cultura de empresa, consenso e compromisso
- Diálogo social e cidadania na empresa

Data: 29 de Junho
Horário: 09h30 - 12h30
Formador: Hermes Augusto Costa
Tema: O sindicalismo entre a crise nacional e a necessidade de renovação transnacional
- Níveis de análise
- Factores de crise nacional e obstáculos à transnacionalização
- Modalidades de organização sindical e laboral transnacional: mundiais, regionais, sectoriais e de empresa
- Condições de renovação transnacional do sindicalismo: conceitos, teorias, debates e políticas

Data: 29 de Junho
Horário: 14h00 - 17h00
Formador: Elísio Estanque
Tema: Sociologia do Trabalho e das Organizações
- O actor e o sistema: as relações de poder e a análise estratégica
- Estruturas sociais: estrutura organizacional e estruturação
- As principais fontes de legitimação do poder. A burocracia e suas características: a racionalidade, as regras impessoais e o “ciclo vicioso” da burocracia.
-  Poder formal e poder informal: o sistema concreto de acção.
-  Liderança, participação e acção colectiva.

3. Textos a distribuir aos formandos:
- Costa, Hermes Augusto (2007), “As respostas do sindicalismo face à globalização: as organizações sindicais internacionais”, Finisterra, 58/59/60, 127-154.
- Elísio Estanque (2009), “Trabalho e Sindicalismo – os impactos da crise”, Revista Finisterra, vol. 65/66, pp. 135-150.
- Elísio Estanque (2010), “Cultura de empresa e mudança organizacional – notas sobre o caso português”, Revista da FAE, Centro Universitário – Faculdade Católica de Administração e Economia/ Curitiba, Br.
- Santos, Boaventura de Sousa; Costa, Hermes Augusto (2004), “Introdução: para ampliar o cânone do internacionalismo operário”, in B. S. Santos (org.), Trabalhar o mundo: os caminhos do novo internacionalismo operário. Porto: Afrontamento, 17-61.

4. Selecção de livros da autoria dos formadores relacionados com a temática do curso de formação
- Costa, Hermes Augusto (2008), Sindicalismo global ou metáfora adiada? Discursos e práticas transnacionais da CGTP e da CUT. Porto: Afrontamento.
- Costa, Hermes Augusto; Araújo, Pedro (2009), As vozes do trabalho nas multinacionais: o impacto dos Conselhos de Empresa Europeus em Portugal. Coimbra: Almedina/CES. [Prémio Agostinho Roseta/6ª edição]
- Estanque, Elísio (2000), Entre a Fábrica e a Comunidade: subjectividades e práticas de classe no operariado do calçado. Porto: Afrontamento.
- Estanque, Elísio; Costa, Hermes Augusto et al.  (orgs.) (2004), Relações Laborais e Sindicalismo em Mudança: Portugal, Brasil e o contexto internacional. Coimbra: Quarteto Editora.
- Estanque, Elísio; Costa, Hermes Augusto et al. (orgs.) (2005), Mudanças no Trabalho e Ação Sindical: Brasil e Portugal no contexto da transnacionalização. São Paulo, Brasil: Cortez Editora.
- Estanque, Elísio; Costa, Hermes Augusto (orgs.) (2011), O Sindicalismo português e a nova questão social – crise ou renovação? Coimbra: Almedina/CES.
- Estanque, Elísio; Bebiano, Rui (2007), Do Activismo à Indiferença - Movimentos Estudantis em Coimbra. Lisboa: Imprensa de Ciências Sociais.