Projeto de Tese de Doutoramento

Ama Ata Aidoo: a sua literatura, o seu feminismo

Orientação: Isabel Caldeira

Programa de Doutoramento: Estudos Feministas

Através do projeto investigativo que resultará na tese Ama Ata Aidoo: a sua literatura, o seu feminismo, quero participar em uma produção teórica crítica e em compromisso com a luta pela significação do sujeito subalterno, especialmente com os processos históricos de construção e representação de mulheres através da literatura (Caldeira, 2017; Hollanda, 1994; Martins, 2013). Esta investigação alinha-se com a produção teórica feminista numa perspetiva multidisciplinar, especialmente com disciplinas e autores que criticamente se posicionam quanto a práticas discursivas e relações de poder que convergem para a formação do sujeito e de suas identidades socioculturais (Bhabha, 1994/1998; Butler, 2003; Foucault, 1979; 1995; 2004; Fairclough, 1992/2001; Gandhi, 1998; Hall, 2004). Em termos teóricos, situo-me no cruzamento dos estudos feministas com os estudos pós-coloniais (Bahri, 2013; Gandhi, 1998; Macedo et al., 2005). Escolhi a literatura como instrumento de análise, mas também de elaboração teórica em torno de realidades coloniais e neocoloniais. E, finalmente, como objeto específico de estudo, escolhi a obra da escritora Ama Ata Aidoo, a sua produção literária e ensaística. Proponho-me, assim, um trabalho em que se destaca, de forma programática, a transdisciplinaridade, reflexo do meu processo de formação académico-profissional. Por meio de uma análise interseccional (Crenshaw, 2002; Grillo, 1995), analisarei a prática feminista da escritora e temas contemplados em sua produção e associados ao exercício do feminismo como prática política e epistemológica.