Projeto de Tese de Doutoramento

Os colonatos agrícolas na infraestruturação de Angola. Território, urbanismo e arquitectura desde o colonialismo português oitocentista até à actualidade

Orientação: Ana Vaz Milheiro e Miguel Bandeira Jerónimo

Programa de Doutoramento: Patrimónios de Influência Portuguesa

Financiamento: FCT

Pretende-se, nesta investigação, perceber o papel dos colonatos agrícolas na infraestruturação física de Angola, desde a segunda metade do século XIX até à actualidade. Designadamente, procurar-se-á enquadrar e analisar os processos de implantação de colonatos agrícolas enquanto elementos de ocupação colonial, bem como o seu eventual impacto no desenvolvimento de Angola como país independente.

Abordar-se-á o objecto de estudo do ponto de vista da sua localização no território - pretendendo-se aferir estratégias de ocupação que também incluíam infraestruturas de transporte e comunicação -, bem como do seu traçado urbano e tipologias arquitectónicas - procurando-se identificar os modelos utilizados, as suas influências transnacionais e adaptação ao contexto local. Será também importante examinar a sua implantação efectiva e desenvolvimento ao longo do tempo - indagando sobre os diferentes resultados socio-económicos de casos de estudo a seleccionar, que se traduzem na sua própria condição actual.

Este estudo insere-se num projecto mais abrangente, "Coast to Coast - Desenvolvimento infraestrutural tardio na antiga África continental portuguesa (Angola e Moçambique): Análise histórico-crítica e avaliação pós-colonial", financiado pela FCT, coordenado pela investigadora Ana Vaz Milheiro, decorrente dos projectos "Os Gabinetes Coloniais de Urbanização: Cultura e Prática Arquitectónica" e "Habitações para o Maior Número: Lisboa, Luanda, Macau", nos quais a candidata participou como bolseira de investigação.