Projeto de Tese de Doutoramento

UMA EDUCAÇÃO PARA OS DIREITOS HUMANOS DELAS. As Narrativas de Gênero e Raça das Jovens Brasileiras do Sul da Bahia

Orientação: Teresa Cunha e Maristela Gomes de Souza Guedes

Programa de Doutoramento: Human Rights in Contemporary Societies

O presente trabalho parte dos fundamentos epistemológicos sustentados pelos autores pós-coloniais, pelas autoras feministas interseccionais e educadores que comungam das perspectivas sobre o aprofundamento da exploração, exclusões e desigualdades, que marcaram o processo de colonização no mundo e se tornaram a outra face da modernidade globalizada neoliberal, Destacando a discussão da diversidade, descolonialidade e interseccionalidade dos estudos feministas, pretende-se utilizar de uma "arqueologia" presente nas sociologias das emergências, a metodologia qualitativa de pesquisa ação, para investigar a utilização dos conhecimentos resultantes de uma educação, em seu conceito mais amplo e libertário, voltada para os direitos das mulheres, como fundamento das narrativas sobre resistências e enfrentamentos à violências de gênero e raciais, vivenciados por jovens mulheres brasileiras do Sul da Bahia.

Palavras-Chave: Mulher, Violência, Educação, Interseccionalidade, Direitos