Fiona Bakas

Fiona Eva Bakas é uma investigadora crítica em turismo. Tem o doutoramento em Turismo e Género (2014) pela Universidade de Otago, Nova Zelândia, e grau de mestre em Ecoturismo (2004) pela Universidade de Portsmouth, no Reino Unido. Em 2017, Fiona assumiu o cargo de investigadora em pós-doutoramento no CREATOUR, um projeto sobre turismo criativo em áreas rurais e pequenas cidades. De 2015 a 2017, foi bolseira de investigação em pós-doutoramento num projeto do FCT sobre Unidade de Investigação em Governança, Competitividade e Políticas Públicas (GOVCOPP), atuando no Departamento de Turismo da Universidade de Aveiro. Em 2014 - 2015 trabalhou como bolseira num projeto do FCT sobre Género no Trabalho em Turismo, onde conduziu investigação sobre o papel da igualdade de género na promoção de formas inovadoras de crescimento económico no turismo. Nos últimos anos, Fiona publicou numa série de revistas sobre turismo, género e empreendedorismo, as quais estão indexadas na Scopus, tendo recentemente publicado na revista Annals of Tourism Research. Fiona possui experiência em docência internacional e lecionou sobre métodos de pesquisa, turismo 101 e turismo sustentável na Universidade de Otago, Nova Zelândia, entre 2011 e 2014; realizou seminários de doutoramento sobre metodologias críticas de produção e empoderamento de conhecimentos na Universidade de Aveiro, Portugal, durante o período 2015-2016; Turismo e Acessibilidade aos licenciados da Universidade Portucalense, Porto, em 2017. Fiona também se interessa pelo turismo fora do meio académico e é associada da ONG 'Igualdade no Turismo'. Também possui uma extensa experiência em planeamento de eventos, tendo trabalhado, entre 2005-2007, como gestora de projetos de uma empresa organizadora de conferências na Grécia; foi um membro ativo do comité organizador da conferência de turismo INVTUR 2017; organizou o Workshop de Doutoramento com a referência INVTUR 2017; e prestou auxílio na organização do Workshop de doutoramento ATLAS (setembro de 2017). Fiona é bilíngue em inglês e grego, e fala português e alemão fluentemente. Os seus interesses de investigação são: turismo criativo e cultural, metodologias qualitativas, sustentabilidade, artesanato, empreendedorismo, género, trabalho, turismo rural, ecoturismo e economia feminista.

Bakas, Fiona Eva; Duxbury, Nancy; Castro, Tiago Vinagre de (2018), "Creative tourism: Catalysing artisan entrepreneur networks in rural Portugal", International Journal of Entrepreneurial Behavior & Research, 24

Bakas, Fiona Eva; Costa, Carlos; Breda, Zélia; Durão, Marília (2018), "A Critical Approach to the Gender Wage Gap in Tourism Labor", Tourism Culture & Communication, 18, 1, 35-49

Bakas, Fiona Eva (2018), "The Political Economy of Tourism: Children's Neglected Role", Tourism Analysis, 23, 2, 215-225