Sofia Madeira

Nota biográfica

Investigadora em pós-doutoramento no Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra e professora convidada da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC), onde leciona a disciplina "Análise de Dados Quantitativos". Doutora em Saúde Coletiva pela Universidade Federal de São Paulo/UNIFESP (2015) na área de saúde sexual e reprodutiva de mulheres indígenas com Doutorado-Sanduíche no Colégio do México/COLMEX (2012) na Cidade do México. Mestre em Demografia pela Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP (2010) na linha de Demografia de Etnias. Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Uberlândia/UFU (2006). Prestou consultoria para a Organização Pan Americana de Saúde (OPAS/OMS) na área de saúde da mulher (2015-2017), colaborou com o Projeto Equal.STEAM, um programa integrado de atração e retenção de mulheres no ensino superior em áreas tecnológicas e engenharias (2023). Atualmente é investigadora do Projeto "STEMGenderIN: a bridge to close the STEM gap with gender-inclusive education and teaching", financiado pelo Programa da Comissão Europeia Erasmus+. Nos últimos quinze anos, tem se dedicado ao estudo de diferentes questões na interface entre género, saúde pública e demografia, sobretudo questões relacionadas à saúde e comportamento sexuais e reprodutivos de mulheres indígenas e não indígenas no Brasil e América Latina. Nos últimos anos, tem estudado sobre abuso, desrespeito e maus-tratos sofridos por mulheres no processo de parto e aborto, temática que investiga em seu projeto de pós-doutoramento.