Alfredo Campos

Alfredo Campos é Investigador Júnior do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, integrando o Políticas Sociais, Trabalho e Desigualdades (POSTRADE). É licenciado em Sociologia pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, na especialidade de Sociologia do Trabalho e do Emprego, com a tese "Imigração, Participação e Protesto". É Mestre em "Relações de Trabalho, Desigualdades Sociais e Sindicalismo", pela mesma instituição, com a tese "O Trabalho Qualificado Escapa à Precariedade? Um Estudo de Caso da Profissão Científica", avaliada como "Excelente". Actualmente, é doutorando do Programa de Doutoramento "Human Rights in Contemporary Societies", do Centro de Estudos Sociais e do Instituto de Investigação Interdisciplinar da Universidade de Coimbra, com o Projecto de Tese "Trabalho, Poder e Precariedade: Uma abordagem às dinâmicas das relações de trabalho e emprego e impactos no Direito ao Trabalho". Esteve integrado no projecto de investigação "Quem são os nossos magistrados? Caracterização profissional dos juízes e magistrados do Ministério Público em Portugal", coordenado pelo Doutor António Casimiro Ferreira, tendo anteriormente participado na equipa do projecto "Factores de Sucesso e Abandono Escolar no Ensino Superior em Portugal: uma Análise Comparativa", coordenado pelo Doutor José Manuel Mendes. Tem igualmente colaborado com outros projectos, nomeadamente na análise estatística de dados quantitativos, actividade que continua a exercer. Os seus actuais interesses de investigação centram-se na sociologia do trabalho, do emprego e das organizações, além de metodologias de análise de dados quantitativos.

Campos, Alfredo (2018), "A Ação do Sindicalismo em Portugal: a escala nacional, regional e global", Novos Rumos Sociológicos, 6, 9, 407-433

Campos, Alfredo (2018), "Da impossível efectivação jurídica, social e económica dos Direitos Humanos no Capitalismo: notas a partir da Economia Política", Revista da Associação Portuguesa de Juristas Democratas, 15, 5-15

Campos, Alfredo (2018), "Trabalho, Poder e Precariedade: a Evolução do Direito ao Trabalho Enquanto Processo em Contenda, in Antonio Pele, Gisele Cittadino, Patricio Masbernat e Rafael de Gasperi (org.), Direitos Humanos e Neoliberalismo: Relações Perigosas. Rio de Janeiro, Brasil: Lúmen Juris, 17-36