Ana Lúcia Santos

analucia@ces.uc.pt

Ana Lúcia Santos é investigadora júnior do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra desde 2012. Integrou projetos de investigação relacionados com a cidadania íntima de pessoas LGBTQ e de mulheres com deficiência. Atualmente integra o Projecto de Investigação CILIA - Desigualdades ao longo da vida de pessoas LGBTQI+. É licenciada em Filosofia pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e mestre em Estudos Feministas pela mesma Faculdade com uma tese sobre intersexo. Atualmente frequenta o doutoramento em Estudos Feministas na Universidade de Coimbra com um tópico de estudo relacionado com as políticas de regulação de sexo (pessoas trans e mulheres com hiperandrogenia) no desporto de competição. Os interesses de investigação centram-se na cidadania íntima e sexual, estudos feministas, teoria crip e teoria queer. É ativista nos movimentos LGBT/queer e feminista de Coimbra.

Santos, Ana Cristina; Santos, Ana Lúcia (2019), Diversidade funcional, igualdade sexual: sexualidades não-normativas de mulheres com deficiência, in Ana Cristina Santos, Fernando Fontes, Bruno Sena Martins, Ana Lúcia Santos. (org.), Mulheres, Sexualidade, Deficiência: os interditos da cidadania íntima. Coimbra: Almedina

Livro

Santos, Ana Cristina; Fontes, Fernando; Sena Martins, Bruno; Santos, Ana Lúcia (orgs.) (2019), Mulheres, Sexualidade e Deficiência: Os interditos da cidadania íntima. Coimbra: Edições Almedina

Santos, Ana Lúcia (2018), "Discursos legais em torno de mulheres sodomitas portuguesas na Idade Moderna", Cabo dos Trabalhos, 17