Denise Esteves

Denise Esteves é licenciada em Antropologia pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra e mestre em Sociologia pela Faculdade de Economia da mesma universidade. Integrou nos últimos anos projetos de investigação científica sobre políticas educativas, ética no ensino superior e práticas de sucesso e insucesso no ensino superior. Colaborou no pré-teste do Programme for the International Assessment of Adult Competencies (PIAAC - OECD)em Portugal. Mais recentemente trabalhou como investigadora no projeto financiado pela FCT sobre a ética dos alunos e fraude académica no ensino superior. Atualmente é membro do Observatório de Políticas de Educação, Formação e Ciência do CES e doutoranda no programa de doutoramento Human Rights in Contemporary Societies do Instituto de Investigação Interdisciplinar da Universidade de Coimbra onde desenvolve o projeto intitulado "Collaborative Learning Communities, Knowledge Networks and Institutions: Innovation and Participation towards Educational Change" financiado pela FCT (SFRH/BD/52279/2013). Os seus interesses de investigação mias recentes centram-se sobretudo em questões relacionadas com as políticas educativas e científicas, bem como nas comunidades de aprendizagem colaborativas, instituições aprendentes, Direitos Humanos e justiça cognitiva.

Esteves, Denise (2018), "Colaborar para innovar: contribuciones desde un caso portugués para rediseñar la noción de innovación educativa", Revista Educación, Política y Sociedad , nº 3(1), 7-30

Esteves, Denise (2017), 'Educacão para Todos': Contributos, Limitações e Desafios do Discurso do Capital Humano e da Linguagem do Direito na salvaguarda da Educação como Direito Humano, in Saulo Rodrigues e Bruno Martins (Org.) (org.), Direitos Humanos e os Debates sobre a Dignidade: Debates e Perspetivas. Rio Grande: Editora da Universidade Federal do Rio Grande, 25

Livro

Almeida, Filipe; Seixas, Ana; Gama, Paulo; Peixoto, Paulo; Esteves, Denise (2016), Fraude e plágio na Universidade: a urgência de uma cultura de integridade no Ensino Superior. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra